Com melodias alegres e trajes típicos cheios de cores o grupo folclórico de dança polonesa Hercílio Malinowski, de São Bento do Sul, despertou a atenção dos alunos da Escola Municipal Alberto Wardenski, no Salto d’Água Verde, que na manhã desta terça-feira, 7, puderam conferir a apresentação feita por alunos da escola que empresta seu nome ao grupo polonês.
“Esta foi uma das ações que buscam despertar nos jovens a vontade de resgatar a tradição dos povos que colonizaram o município”, explica a gestora da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, Viviane Bueno, que após receber ligação da equipe da Fundação cultural de São Bento do Sul aceitou promover o intercâmbio cultural entre os dois municípios. Para levar as apresentações de dança aos jovens de Canoinhas, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do secretário Hamilton Wendt, foi fundamental e, a partir de agora, outras unidades de ensino devem receber grupos de outras etnias.
Segundo Viviane, nos próximos meses a comunidade de Marcílio Dias, onde há muitos descendentes de alemães, receberá um grupo folclórico desta etnia para apresentação no distrito. Já a localidade de Rio do Pinho, na área rural de Canoinhas, receberá a apresentação de um grupo folclórico italiano, uma vez que nesta localidade foi identificada que a maior parte dos moradores é descendente desta etnia. Mas engana-se quem pensa que as ações integradas entre cultura e educação serão concluídas com as apresentações folclóricas. Viviane explica que o diálogo entre os alunos e os grupos de outros municípios devem iniciar uma série de ações que visam o fortalecimento das raízes étnicas de cada localidade. “As apresentações dos grupos de dança é o primeiro passo para que cada comunidade se torne um núcleo de música, dança e gastronomia típica da etnia com a presença mais acentuada em cada ponto do município”, destaca a gestora de Cultura.
Na localidade do Salto D’Água Verde, palco da primeira apresentação, o grupo visitante foi recebido pelo diretor da escola Alberto Wardenski, Eduardo do Prado, que tem desenvolvido diversas ações de ensino e cultura com a comunidade escolar.