Dançarinos participaram do Festival de Folclore de Rzeszów, o mais importante do País
A noite de quarta-feira, 24, na Polônia (tarde no Brasil) foi o ponto alto da programação do Festival de Folclore de Rzeszów – o mais importante festival de folclore do país. Grupos de diversos países apresentaram coreografias do folclore polonês no Concerto de Gala do Festival.
O Brasil foi representado por três conjuntos paranaenses. O Grupo Karolinka, de São Mateus do Sul, o Grupo Mazury, de Mallet, e o Wisła – Grupo Folclórico Polonês do Paraná.
Estreante no festival de Rzeszów, o Karolinka preparou para esta noite a apresentação da dança Beskid Śląski, marcada principalmente por passos masculinos de grau de dificuldade elevada e belíssimos giros femininos. A coreografia já encantou a plateia no Brasil e agora arrancou aplausos da plateia polonesa.
A coreografia apresentada é de autoria de um são-mateuense, Rafael Guimarães Lima, coreógrafo do grupo. “É muito legal participar do festival com coreografias minhas. Das quatro danças polonesas apresentadas no festival, duas são de minha autoria”, explica Rafael, que retornou a Rzeszów após especializar-se na dança folclórica em curso realizado na mesma cidade.
Depois do sucesso na Noite de Gala, o grupo são-mateuense fica até domingo, 28, passeando por outras cidades do país europeu. O retorno ao Brasil acontece na segunda-feira, 29.