Site se consolidou como referência em informação regional
No ano em que o JMais inaugurou seu estúdio de TV, comemorou-se dez anos de fundação do portal. Criado e idealizado pelo jornalista Rodrigo Seccon e pela publicitária Vanessa Kovalczuk, o jmais.com.br entrou no ar em 7 de setembro de 2010 editado a partir de União da Vitória, mas com notícias de toda a região.

Orientado pela professora Ana Cristina Bostelmann, Seccon idealizou o portal como tema de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) de Jornalismo no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) naquele ano. Desde o início seu plano era romper a barreira do experimento e colocar o portal no ar. Deu certo. Na sua banca, com participação da jornalista Pollyana Ferrari, reconhecida como autoridade em jornalismo digital, o projeto foi consagrado com vários elogios.

Em agosto de 2012, no entanto, novos desafios profissionais levaram Seccon e Vanessa a se mudarem de cidade. Dessa forma, foi inviável seguir com o site. “Este processo faz parte de minha evolução profissional. Sou muito grato a vocês e fico extremamente feliz pelo carinho recebido. Tenho apreço especial por todos que acompanharam nossas publicações durante estes dois anos”, postou Seccon à época. Ele ainda destacou que “a marca JMais está atrelada ao meu nome. Um novo responsável teria de assumir as responsabilidades com o mesmo vigor de quando comecei”, justificando o porquê de não ter repassado o site para outra pessoa.
Pouco tempo depois, o atual editor do JMais, Edinei Wassoaski, que foi professor de Seccon na Uniuv, soube que o site tinha sido desativado e procurou o dono, que aceitou vender a marca e a plataforma de publicações para Wassoaski. A partir de então começou o processo de reativação do site. O programador Roberto Brozoski trabalhou nesse processo. O relações públicas Sérgio Teixeira da Silva se associou a Wassoaski e passou a cuidar da parte comercial do site. Nesta fase, Viviane Maciel teve papel fundamental ao coletar os primeiros anunciantes do portal como a Ervateira Dranka, anunciante mais longevo do site, que há oito anos anuncia ininterruptamente no JMais.

Em 9 de novembro de 2012, em uma cerimônia no Santa Catarina Plaza Hotel, o JMais foi oficialmente reativado passando a ser editado por Wassoaski e Silva a partir de Canoinhas. Silva deixou a sociedade pouco depois, repassando sua parte para Wassoaski. “Nosso valor inicial era tão pequeno que além da marca tínhamos somente uma máquina fotográfica de patrimônio físico”, recorda Wassoaski.

A cobertura focada em Canoinhas e região teve sua primeira prova efetiva de credibilidade durante a cobertura da nevasca de 2013, fornecendo material para redes de TV e sites de cobertura nacional. Um ano depois, o site teria destaque se tornando referência na cobertura da segunda maior enchente da história de Canoinhas e Três Barras.

Em 2016, o especialista em marketing digital Rudmar Silveira inaugurou o Studio Silver e passou a gerenciar a parte operacional do site. “Foi um desafio que assumi e que me orgulha muito de ter cumprido com sucesso”, comemora Silveira. O Studio Silver segue como parceiro do JMais até hoje e Rudmar mantém uma coluna no site com publicações todas as quartas-feiras.

A parceria com o Studio Silver garantiu uma cobertura de excelência às eleições municipais daquele ano. Em parceria com a Band FM, o JMais promoveu debates com os candidatos a prefeito da comarca de Canoinhas, os quatro com transmissão ao vivo pelo site.

Em 2018, mais uma prova de protagonismo do JMais ao manter um plantão em tempo real da greve dos caminhoneiros. Durante 10 dias o JMais manteve noticiário constante sobre as condições das estradas da região e acompanhou o avanço das negociações entre os manifestantes e o governo. “Jamais se esquecerá a imagem da BR280 sem tráfego, fechada por manifestantes em uma missa realizada no meio do asfalto perto do portal de acesso a Canoinhas”, recorda Wassoaski.

No ano em que completa 10 anos, uma série de eventos chegou a ser programada, mas muita coisa foi comprometida com a chegada da pandemia. Uma festa com foco nos anunciantes programada para novembro teve de ser adiada. Com construção iniciada em dezembro de 2019, a sede própria com estúdio de TV foi inaugurada em julho de 2020 com uma entrevista que marcou a abertura da cobertura das eleições municipais deste ano. Antes, o JMais lançou seu aplicativo disponível para celulares android.

A pandemia foi outra prova de fogo para a equipe do JMais, que em 2020 chegou a quatro membros efetivos – Wassoaski, a estudante de Jornalismo Isabel Lenz Bayerl Stafin, o bacharel em Ciência da Computação Rafael Eduardo Meirelles Wassoaski e o contato comercial Cleverson Ferreira – mais um grupo de colaboradores como colunistas como Joselito Biluka, Adair Dittrich, Fátima Santos, Maria Cristina dos Santos, Bianca Neppel, Ana Lúcia Hanisch, Tony Goes – e repórteres de cidades vizinhas. A cobertura da pandemia, com podcast no WhatsApp, mapa da região atualizado diariamente e notícias a todo o momento garantiram ao portal uma de suas maiores conquistas: um prêmio em dinheiro do Google, que criou um fundo emergencial para ajudar veículos de imprensa tendo como contrapartida a prestação de serviço público durante a pandemia.

Agora, na semana em que o JMais comemora oito anos sediado em Canoinhas, o portal se prepara para um novo desafio. A cobertura, em seu estúdio, da apuração das eleições municipais de domingo, 15. “Será uma cobertura nunca antes vista em Canoinhas e região. Em tempo real e com rico material gráfico faremos uma transmissão ao vivo acompanhando a marcha da apuração e a festa dos eleitos”, adianta Wassoaski. A cobertura será comandada do estúdio por Wassoaski e a jornalista Polyanna Orlonski Fuck. Nas ruas o repórter Biluka vai mostrar toda a movimentação nos diretórios. “Quanto mais o público responde aos nossos esforços prestigiando nosso trabalho, mais nos sentimos incentivados a inovar e arriscar, buscando sempre pautados na credibilidade que já ganhamos, uma prestação de serviço melhor à sociedade”, diz Wassoaski.