Projeção mais pessimista do Governo do Estado com relação a número de mortos já foi superada
Há 30 dias Santa Catarina figura entre os Estados com alta no número de casos de covid-19, conforme média móvel estabelecida para auferir o avanço da pandemia no País. Os números são informados pelas Secretarias de Estado de Saúde e tabulados por um consórcio de veículos de imprensa brasileiros.
O Estado chegou a 432.050 pacientes com teste positivo para covid-19, sendo que 401.297 se recuperaram e 26.333 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 14. O coronavírus causou 4.420 óbitos no Estado desde o início da pandemia. Cinquenta e cinco pessoas morreram somente nesta segunda. O cenário supera as projeções mais pessimistas das autoridades de Saúde e tendem a piorar com as festas de fim de ano.
O aumento de casos e mortes se soma ao estrangulamento do sistema público de saúde. Nesta segunda, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para casos de covid-19 chegava a 94% de ocupação.
O Planalto Norte atingiu seu mais alto nível de ocupação. Dos 30 leitos disponíveis para tratar de casos de covid em Canoinhas, Mafra, Porto União e São Bento do Sul, apenas três estavam liberados. No total, o Estado tinha apenas 39 leitos disponíveis. O Hospital Santa Cruz de Canoinhas tinha todos os dez leitos específicos para covid-19 ocupados nesta segunda, sendo que oito dos pacientes usavam respiradores.
A vereadora Silmara Mulmann, de Três Barras, externou sua preocupação na sessão desta segunda, 14, da Câmara. “Queremos atender todo mundo, mas não estamos tendo condições e Canoinhas também não”. A Fundação Hospitalar de Três Barras só consegue atender pacientes em leitos clínicos. Pacientes que precisem de leitos de UTI precisam ir para Canoinhas, porém, como não há vagas, pacientes já foram transferidos até para Chapecó.
Apesar do aumento de casos e mortes, o Governo do Estado liberou 100% de ocupação de hotéis e pousadas na temporada de verão e que as praias sejam liberadas desde que os banhistas usem máscaras e mantenham distância entre barracas e guarda-sóis.
Sobre os hotéis e pousadas, o Governo deu a seguinte justificativa: “Com o objetivo de reduzir a hospedagem clandestina em estabelecimentos sem fiscalização para garantir a segurança sanitária dos visitantes, o governador Carlos Moisés anunciou nesta segunda-feira, 14, novas regras de ocupação para a rede hoteleira na temporada 2020/2021. Pela normativa, fica permitida a lotação de hotéis e pousadas em sua capacidade integral em Santa Catarina.” A regra, construída em parceria com representantes do setor turístico, passa a valer a partir do dia 21 de dezembro.
“A saúde dos catarinenses e dos turistas segue como nossa prioridade durante a temporada. Por isso, estamos tomando essa medida que amplia a capacidade de hotéis e pousadas para garantir que as normas sanitárias sejam seguidas. Os empresários serão nossos parceiros na fiscalização e seguimento das regras”, afirma o governador.