Com base em pesquisa informal, o JMais lista os cinco maiores problemas do trânsito canoinhense, ouve o Detracan e apresenta possíveis soluções
Foto: Um dos cruzamentos mais complicados de Canoinhas/Fotos: Fábio Rodrigues/CNHorário de pico se tornou sinônimo de tortura para a advogada Sandra Zacko. Ela trabalha e mora no centro e para se deslocar do trabalho para casa, ao meio-dia e às 18h, enfrenta justamente os horários de maior movimento no trânsito canoinhense. A via crucis se torna ainda mais tortuosa na esquina da rua Major Vieira com a Barão do Rio Branco, onde a preferência é de quem vem da Barão. Quando a advogada consegue entrar na via, enfrenta outro martírio, na esquina com a Francisco de Paula Pereira, onde, não entende, não é possível converter à direita.
Sem opção de trajeto, Sandra diz que até seu apetite já foi prejudicado pelo nervosismo que passa no trânsito.
Os exemplos dados por Sandra são apenas duas das esquinas mais movimentadas da cidade que representam um desafio para o Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan). Problema maior está na esquina das ruas Getúlio Vargas e Major Vieira. O fluxo intenso de veículos pela Getúlio Vargas forma filas de espera na Major Vieira. Segundo o responsável pelo Detracan, Lourival Chiptoski, a solução neste caso pode ser tornar a Major Vieira mão única no sentido HSBC-Ginásio da AABB. Há quem defenda encurtar a praça Lauro Müller e abrir uma terceira faixa, possibilidade sequer aventada pelo Detracan.
Outra possibilidade para melhorar o trânsito no centro seria abrir o calçadão da Felipe Schmidt.
Para Ademir Anton, que coordenou o Detracan por um curto espaço de tempo no governo Leoberto Weinert, “observando o espaço da via e o volume de sua utilização pelos pedestres, dá para admitir que se abra espaço à circulação de veículos. No entanto, é preciso definir esse espaço em nível diferente do usado pelos pedestres, para evitar que veículos circulem à vontade pelo calçadão, oferecendo risco às pessoas.”
Atualmente, apenas veículos de moradores do local podem circular pelo calçadão.
Anton também acredita que tornar a Major Vieira mão única pode amenizar o problema. “Na área central o sistema de mão única inicia na Francisco de Paula Pereira, prossegue na Vidal Ramos e depois na Coronel Albuquerque. A Major Vieira quebrou o sistema binário ao admitir o fluxo nos dois sentidos. E esse é um dos grandes causadores do congestionamento vivenciado na esquina da Major Vieira com a Getúlio Vargas”, aponta.
Chiptoski diz que, paralelo as providências planejadas, um estudo abrangente deve ser empreendido visando mudanças no trânsito canoinhense.
O vice-prefeito Wilson Pereira diz que outra medida a ser adotada ainda este ano é a compra de novos semáforos. Recursos para isso, segundo ele, já estão alocados.
ESQUINA DA GETÚLIO VARGAS COM A MAJOR VIEIRA
O PROBLEMA: Trânsito intenso pela Getúlio Vargas forma filas de carros na Major Vieira.
A SOLUÇÃO: Segundo o Detracan, foi feita a marcação de área de conflito (MAC), o que amenizou, mas não resolveu o problema. O próximo passo que está em estudo e vai ser assunto na próxima reunião do Conselho Municipal de Trânsito, é a possibilidade de a rua Major Vieira ser mão única, da esquina do HSBC até esquina do ginásio da AABB. Sentido do HSBC para o ginásio da AABB.
ESQUINA DA BARÃO DO RIO BRANCO COM FRANCISCO DE PAULA PEREIRA
O PROBLEMA: Não há possibilidade de os motoristas converterem à direita.
A SOLUÇÃO: Também foi feito um estudo pelo Detracan que aponta ser possível conversão à direita livre se fizer a colocação de um semáforo de pedestre.
ESQUINA DA BARÃO DO RIO BRANCO COM DUQUE DE CAXIAS
O PROBLEMA: Depois que o semáforo foi retirado, motoristas reclamam da espera para cruzar a Barão do Rio Branco.
A SOLUÇÃO: Segundo o Detracan, será feita marcação do zebrado e colocação de tachões.
ESQUINA DA EUGÊNIO DE SOUZA COM FRANCISCO DE PAULA PEREIRA
O PROBLEMA: Trânsito intenso da Francisco de Paula Pereira forma filas de espera na Eugênio de Souza.
A SOLUÇÃO: Será apresentado ao Conselho Municipal de Trânsito um projeto para apreciação e aprovação visando a construção de uma rotatória.
ESQUINA DA VIDAL RAMOS COM A FELIPE SCHIMIDT
O PROBLEMA: Trânsito intenso da Vidal Ramos irrita motoristas que tentam entrar na via pela Felipe Schmidt.
A SOLUÇÃO: Não esta prevista nenhuma mudança até o momento.