Câmara de Vereadores aprovou nesta semana liberação de recursos para instalação da ala
Os vereadores de Três Barras aprovaram nesta semana por unanimidade o repasse no valor de R$ 100 mil para a construção de uma ala psiquiátrica no Hospital de Três Barras. O projeto foi votado em caráter de redação final na quinta-feira, 16, e autoriza o executivo a firmar o convênio com a fundação. Os recursos serão aplicados na implantação e estruturação da nova ala.
De acordo com o texto enviado pelo executivo municipal, a implementação da unidade se faz necessária, devido ao município não conter a estrutura necessária para a realização desses procedimentos médico hospitalares, obrigando o executivo a gastar muitos recursos ao enviar os pacientes para tratamento em outros locais.
O texto ainda garante que os recursos podem ser enviados à Fundação Hospitalar de forma parcelada. A Fundação teria até 30 dias para prestar contas da aplicação. Também há possibilidade de que o executivo suplemente o recurso, caso necessário, para garantir a realização e conclusão do serviço.
Ao discutir a matéria, a relatora do projeto na Câmara, Siomara Muhlmann Correa (PP), disse que “a implantação dos leitos da saúde mental é ato muito importante para Três Barras e para a região”, justificou. De acordo com ela, hoje o município envia seus pacientes de saúde mental para internamento nas cidades “de Bocaina do Sul, Bicaré e Santa Cecília”. Correa ainda destacou que “esses 6 leitos ficarão na área térrea do Hospital e que vão estar adequados às normas do Ministério da Saúde”, complementou.
O projeto de lei foi encaminhado ao executivo municipal para sanção ou veto do prefeito Luiz Shimoguiri (PR). A votação ocorreu na quinta-feira, 16, em virtude do feriado do dia 15, impedir os trabalhos na quarta-feira, conforme o regimento.