Município e direção do Hospital prorrogaram contrato por três meses, garantindo a prestação do serviço na virada do ano
A direção do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) e o Município de Canoinhas fecharam acordo para prorrogar por mais 90 dias, dois dos três contratos que vencem em 31 de dezembro. Por mais três meses, o HSCC fica responsável pelo plantão da maternidade e pelo sobreaviso médico em sete especialidades – ortopedia/traumatologia, cirurgia geral, anestesiologia, pediatria, clínica médica, neurocirurgia e neuroclínica.
O terceiro contrato, de plantão no Pronto Antedimento (PA), não foi prorrogado, porque uma cooperativa médica foi licitada em 12 de dezembro e já está em trâmites para assinar o contrato para começar a trabalhar em 1º de janeiro de 2019.
Com o acordo com o HSCC, o Município suspendeu o segundo processo licitatório, que deveria ter acontecido na segunda-feira, 17. No primeiro processo aberto não houve interessados.
Segundo a secretária de Saúde, Zenici Dreher, com o acordo, “todos os serviços médicos estão garantidos normalmente”.
O diretor administrativo do HSCC, Derby Fontana, disse que nos próximos dias haverá uma reunião para definir critérios claros para ativação do sobreaviso médico. Hoje, quando acionados, os plantonistas têm 30 minutos para comparecerem no hospital.
O sobreaviso foi o pomo da discórdia entre HSCC e Município. Sindicância realizada pela prefeitura apontou que por diversas vezes os médicos de sobreaviso foram acionados e não compareceram no HSCC. Em um dos casos, o médico só apareceu depois que o paciente já estava morto. O HSCC foi multado em R$ 500 mil como resultado da sindicância.