Hospital Santa Cruz atinge lotação máxima de leitos de UTI para covid-19

Os dez respiradores comprados com ajuda da comunidade e do Governo estão sendo usados

 

 

A ala covid do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) atingiu lotação máxima na noite desta quinta-feira, 3. Quinze pacientes com covid-19 estão internados na ala. Destes, 12 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , dez deles usando respiradores mecânicos. “Chegamos ao limite da capacidade de leitos de UTI”, declarou o presidente do HSCC, Reinaldo de Lima Jr na manhã desta sexta-feira, 4. “Na verdade estamos com dois pacientes a mais, mas como eles não estão necessitando de respiradores, conseguimos atendê-los”, explica.

 

 

 

 

 

Se mais pacientes necessitarem de vaga de UTI com respirador, terá de ser transferido. O problema, no entanto, é que, conforme o JMais mostrou na manhã desta sexta, 92% dos leitos de UTI do Estado estão ocupados. As chances de se conseguir transferência são remotas. “Não tem o que ser feito, não há uma estratégia, é entrar no sistema e aguardar um leito no Estado”, alerta Reinaldo se referindo ao Sisreg, sistema do Governo do Estado para controlar vagas em hospitais públicos. Enquanto não se consegue transferência, a alternativa será deixar o paciente em um leito clínico (sem respirador e equipamentos da UTI). “É o momento mais grave da pandemia pelo qual estamos passando até agora”, alerta Reinaldo.

 

 

 

 

O presidente do HSCC fez um apelo para que as pessoas se cuidem. “Esse número é um reflexo de no mínimo sete dias atrás. Não sou favorável a fechar tudo, mas se cada um, individualmente, se cuidar, podemos evitar esse processo todo”, apelou.

 

 

 

 

MÃO DE OBRA

Reinaldo fez um apelo também aos profissionais de saúde. “Estamos com falta de mão de obra. Precisamos de técnicos de enfermagem e não encontramos. Estamos buscando há um certo tempo e não tem. A UTI não é só equipamentos, é também recursos humanos”, observa. Para piorar a situação, 14 funcionários da ala médica estão de atestado por confirmação ou suspeita de covid-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

BOLETIM

A Secretaria de Saúde de Canoinhas confirmou 24 novos casos para covid-19 nesta quinta-feira, 3. Os pacientes tem idades entre 11 e 72 anos – todos sintomáticos. Dentre os internados, seis são de outros municípios e nove são canoinhenses. 104 pacientes e seus familiares estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde de Canoinhas.

 

 

“A Secretaria de Saúde reforça que a população redobre os cuidados que já são orientados”, diz o boletim divulgado na manhã desta sexta.

 

 

 

Rolar para cima