HSC afirma que maternidade está reaberta desde 7 horas deste sábado

Diretor administrativo, Derby Fontana, acredita que problema seja resolvido nos próximo dias com contratação de pediatra

 

O diretor administrativo do Hospital Santa Cruz (HSC), Derby Fontana, informou na noite desta sexta-feira, 3, que reunião com os médicos obstetras, diretor técnico e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, definiu-se pela reabertura da Maternidade do HSC.

 

A maternidade foi fechada nesta quinta-feira, 2. As últimas pacientes receberam alta nesta sexta-feira. A partir da decisão, afirma Fontana, a maternidade reabriu às 7 horas deste sábado, 4, mas ainda sem um pediatra compondo a equipe médica.

 

Fontana disse que todos os casos de emergência, convênio e particulares serão prontamente atendidos e aqueles que podem esperar serão transferidos para a Maternidade Catarina Kuss, de Mafra, referência regional. A administradora da Maternidade de Mafra, Célia Saliba, frisa Fontana, foi decisiva para a tomada de decisão já que se comprometeu a receber todas as gestantes encaminhadas pelo HSC. Nesta quinta, houve conflito entre as duas administrações depois que a Catarina Kuss se recusou a atender uma gestante encaminhada pelo HSC. Célia diz que a paciente não estava em trabalho de parto e teria de esperar.

 

ESPERANÇA

Neste domingo, 5, uma pediatra de Curitiba, mas que trabalha atualmente no interior de São Paulo, vai visitar o HSC. “Ela já mandou reservar a vaga para ela”, afirma Fontana. Caso a médica aceite a vaga, no entanto, não prevalecerá o sistema de rodízio. A pediatra deve assumir 15 dias diretos de plantão e outra pediatra assumirá outros 15 dias. Os pediatras que se recusaram a renovar o contrato com o HSC não entrariam no plantão.

 

Além disso, há um acerto sendo encaminhado para já na segunda-feira, outra médica pediatra assumir o sobreaviso emergencialmente. “O importante é frisar que nenhuma gestante vai ficar sem atendimento”, diz Fontana.

 

 

Rolar para cima