Se as eleições para governador do Estado fossem hoje, Raimundo Colombo (PSD) seria reeleito governador com pouco mais do que o dobro das intenções de voto dos demais concorrentes somados. É o que indica a nova rodada da pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS, que mostra o pessedista ampliando a vantagem sobre os concorrentes.
Colombo subiu três pontos percentuais em relação à pesquisa Ibope divulgada na semana passada e alcançou 52% das intenções de voto. São 27 pontos a mais do que a soma dos concorrentes, garantindo a vitória em primeiro turno. A variação positiva de Colombo está no limite da margem de erro do instituto, que é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
O adversário mais próximo continua sendo Paulo Bauer (PSDB). No novo levantamento, o tucano registrou 16% das intenções de voto, um ponto a menos que na pesquisa anterior. Claudio Vignatti (PT) também oscilou para baixo, indo de 7% para 6%. Elpídio Neves (PRP) e Janaína Deitos (PPL) mantiveram 1% cada. Os candidatos Afrânio Boppré (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU) e Marlene Soccas (PCB) não alcançaram 1%.
Os eleitores que declararam intenção de votar branco ou nulo chegaram a 5%, uma redução em relação aos 7% da consulta anterior. Enquanto isso, os indecisos passaram de 16% para 18%.
O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre os candidatos mais bem colocados. Raimundo Colombo venceria Paulo Bauer por 57% a 19%, com 6% de brancos e nulos e 19% de indecisos.
O instituto ouviu 1.008 eleitores em 55 cidades catarinenses entre 21 e 23 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SC-00027/2014.
SENADO
A disputa pela vaga catarinense no Senado continua tecnicamente empatada entre os dois principais concorrentes, mas a nova rodada pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS apresenta pela primeira vez Dário Berger (PMDB) numericamente à frente de Paulo Bornhausen (PSB).
O peemedebista passou de 22% para 24% em relação à pesquisa Ibope divulgada na semana passada. Bornhausen tinha 25% e passou para 22%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para cima ou para baixo, o que mantém o empate técnico.
Em relação às demais candidaturas, o Ibope registrou poucas variações. Milton Mendes (PT) manteve os 7% das intenções de voto. Junara Ferraz (PRP) apareceu com 4%, descolando-se de Amauri Soares (PSOL), que continua com 3%. Alan Alves Moreira (PMN) e Rosane de Souza (PSTU) tinham 2% cada e agora registraram 1%,
O percentual de eleitores que declaravam intenção de votar branco ou nulo teve uma pequena queda de 9% para 8%. Enquanto isso, o número de indecisos voltou a subir: eram 27% na semana passada e agora são 30%.
O instituto ouviu 1.008 eleitores em 55 cidades catarinenses entre 21 e 23 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SC-00027/2014.
As informações são do site do jornal Diário Catarinense.