A nossa missão:
Propiciar boa educação aos jovens, nossos alunos
Eis a nossa missão, caminhada iniciada em 1921. Mesmo na catequese paroquial, na ornamentação do templo, na orientação do apostolado.
Na fabricação de hóstias, nas construções que surgiram, tudo, até o mínimo trabalho tinha como pano de fundo, ou o farol a iluminar a educação cristã.
Ainda em março de 1921, vieram de Quissamann (Rio de Janeiro), mais duas irmãs:
– Irmã Isabel Von Ax e Irmã Crescência Temmel. A primeira como um reforço para as aulas, e a segunda para as atividades domésticas.
Para ajudar a organizar a nova casa, veio a Ir. Rosa Hollenstein de Três Arroios (RS) e trouxe roupas quentes para as coirmãs que não estavam acostumadas ao clima frio, especialmente as do norte do Brasil.
A caridade e a pobreza foram o adorno da nova fundação.
Iniciara um período de dupla aprendizagem: As irmãs aprendendo o idioma, costumes, maneiras de viver.
E o aluno recebendo formação e alfabetização. Além disso, a presença das irmãs como religiosas, pessoas de vida consagrada trouxeram bênção para o povo acolhedor de Canoinhas.
Bênçãos recebidas gratuitamente da misericórdia e bondade do senhor. Em cada página da crônica percebe-se o carinho e o amor das irmãs para com o povo de Canoinhas.
Nosso Objetivo:
Promover o homem total desenvolvendo-lhe todas as suas potencialidades, para que seja agente de transformação da sociedade.
As heróicas fundadoras:
Irmã Coleta Hollenstein, Irmã Fidelis Narder
Irmã Gertrudes Gruber, Irmã Lúcia Maluche, Irmã Carolina Gross