Inaugurada Estação Hidrológica Telemétrica de Canoinhas

Desde segunda-feira, 13, Canoinhas conta com uma Estação Hidrológica Telemétrica, que em conjunto com a rede de monitoramento agrometeorológico, registrará a chuva, temperatura, umidade relativa do ar e molhamento foliar, fornecendo o comportamento hidrológico do Rio Canoinhas. O ato inaugural da estação hidrológica aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA), da Casan, contando com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Beto Faria e o vice-prefeito Wilson Pereira.

A estação hidrológica custou aproximadamente R$ 30 mil e funciona com energia de uma bateria carregada por um painel solar, transmissor de celular. O componente “inteligente da estação” é um data logger da Campbell, que além de gerenciar a estação armazena também os dados. A tecnologia foi desenvolvida no âmbito da Epagri, e pode ser comparada com as tecnologias mais atualizadas disponíveis em centros estaduais e nacionais de hidrologia e meteorologia. A instalação da estação foi possível graças a parceria com a prefeitura de Canoinhas, que por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural custeou algumas despesas e realizou as obras de infraestrutura necessárias.

“Junto com a secretaria de Desenvolvimento Rural, nós abraçamos a ideia de ter uma estação hidrológica em Canoinhas em função da grande necessidade de ter dados mais fiéis para serem utilizados em ações de desenvolvimento e ações de emergência em nosso município”, disse o prefeito Beto Faria, que ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento.  “A Casan, como sempre grande parceira, já se colocou à disposição no momento que fosse implantada esta estação, para que a partir daqui se vislumbrasse os dados que seriam importantes para aquilo que se destina. Esses dados, além de implementarem o rol de informações que a Epagri tem para o desenvolvimento da atividade agropecuária dos nossos municípios, tem uma ação importante dentro da programação e das atividades da defesa civil não só de Canoinhas, mas de todos os municípios que tem impacto a ação das áreas do Rio Canoinhas”, comentou Faria.

O representante do gerente da Epagri/Ciram, Gerson Conceição, falou sobre o funcionamento da estação hidrológica Telemétrica e do uso das informações fornecidas pelo equipamento. “Uma estação dessa recebe as informações através de sensores e via telefonia encaminha para estação que se encontra dentro da Epagri/Ciram. A partir disso aí, ela difunde as informações para todo território nacional. Precisamos tornar esses dados mais úteis. Vejam que os primeiros dados hoje nós já temos, em 36 horas nós sabemos que é a contribuição da bacia para problemas de cheias. O que significa isso, que as vezes, mesmo ocorrendo a precipitação é que três dias depois nós teremos a cheia. É para isso que a estação serve”, explicou Conceição.

“Esse ponto na Casan foi escolhido estrategicamente para que nós possamos conhecer o real volume de água do Rio Canoinhas e prever as cheias na cidade. É importante não só essa estação, mas também a medição da qualidade da água e esse é o próximo passo. Esta é uma vitória de toda a nossa região”, disse o presidente do Comitê da Bacia do Rio Canoinhas, Alfredo Lang Scultetus.

Além da inauguração da estação hidrológica telemétrica, no ato também foi feita a entrega de um veículo utilitário para o Centro de Treinamento da Epagri de Canoinhas. Alunos da escola municipal Alberto Wardenski prestigiaram o evento e entoaram o hino de Canoinhas e a música “Planeta Água”, conquistando a atenção e recebendo elogios das autoridades pelo talento e dedicação de toda equipe da unidade de ensino.

O deputado estadual Antônio Aguiar; o secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pereira Martin; o coordenador da Fatma, Ivo Dolinski; o gerente da Cidasc, Rodolfo Zipperer; o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Reis e os secretários municipais de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke e de Administração, Argos José Burgardt, também participaram do evento.

Rolar para cima