Segunda etapa de implementação do sistema de esgoto não começa antes de 2020, diz presidente da Casan
Com um investimento superior a R$ 30 milhões, os canoinhenses receberam oficialmente na manhã desta terça-feira, 13, a primeira etapa do Sistema Público de Esgotamento Sanitário do município. “O tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento, além de contribuírem para a preservação do Meio Ambiente, auxiliam na prevenção de inúmeras doenças. E é por isso que a inauguração desta estação também é um meio de proteger a saúde da população”, destaca o prefeito Beto Passos (PSD), que participou do ato ao lado de autoridades e comunidade.
Aproximadamente nove mil moradores de 56 ruas da área central do município são beneficiados. A rede coletora de esgoto possui cerca de 50 quilômetros e a Estação de Tratamento (ETE), moderna, e de modelo compacta, tem capacidade para depurar 40 litros de esgoto por segundo. O Sistema está proporcionando uma cobertura de 29% de coleta e tratamento de esgotamento sanitário para a cidade.
“Começamos bem, mas esse benefício precisa chegar a todos. E estamos trabalhando no intuito de garantir que mais pessoas tenham condições adequadas de saneamento”, assegura o prefeito.
SEGUNDA ETAPA
A segunda etapa de implementação do saneamento básico em Canoinhas ainda não tem data para começar. Um estudo de viabilidade está sendo feito por uma empresa contratada pelo Município. A ideia da Casan é usar os recursos arrecadados com os usuários que já dispõem do serviço para investir na segunda etapa. Segundo o presidente da Casan, Adriano Zanotto, as obras não começam antes de 2020. “Estamos terminando alguns investimentos no Estado, são quase R$ 2 bilhões. Assim que terminarmos essas obras, no final de 2019, começo de 2020, nós vamos em busca de novos financiamentos para começar as outras etapas. Talvez até um pouco antes”, afirmou.