Inaugurado posto de saúde do Alto da Tijuca

Cobertura do Programa Estratégia de Saúde da Família passa de 42% para 58% em Canoinhas

Depois de dois anos de obra pronta, abriu finalmente as portas nesta sexta-feira, 8, a Unidade Básica de Saúde Alvino Mühlmann, no bairro Alto da Tijuca, em Canoinhas. “Os reflexos do início das atividades poderão ser sentidos por todos. Quem vive no Alto da Tijuca estava desassistido nesta área e agora poderá contar com visitas domiciliares aos pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção”, explicou o prefeito Beto Passos (PSD) na solenidade que marcou o início do funcionamento da UBS, realizada na tarde desta sexta-feira.

 

 

Além disso, o prefeito lembrou durante a cerimônia que a abertura da UBS garante melhorias a quem usa a Unidade de Pronto Atendimento 24h. “Estes pacientes não tinham uma referência para buscar atendimento e precisavam recorrer sempre a UPA, à partir de segunda-feira contarão com uma unidade aberta todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h”.

 

 

A unidade do Alto da Tijuca contará com equipe composta por médico com carga horária de 40 horas semanais garantindo o atendimento diário; além de enfermeira (40h), duas técnicas em enfermagem (40h e 30h) e auxiliar de serviços gerais.

 

 

Estima-se que cerca de quatro mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a implantação do novo serviço. Conforme preconiza Ministério da Saúde, a equipe vai definir área de abrangência, primeiramente, cadastrando as famílias, mas já fica à disposição dos bairros das proximidades também.

 

 

A secretária de Saúde Zenici Dreher lembrou durante a inauguração que a implantação de mais uma equipe da Atenção Básica no município de Canoinhas, por meio de
concurso público, é a certeza da ampliação dos atendimentos oferecidos à população e principalmente a garantia das ações e serviços próximos às residências das famílias.
“Isto significa um salto na cobertura de Estratégia de Saúde da Família, pois vai de 42% para 58% no âmbito do município”, comemorou.

 

 

A UBS do Alto da Tijuca precisou passar por reformas para ser aberta e não havia entrado em funcionamento no ano passado porque não havia previsão de concurso público para contratação de profissionais. O certame realizado pelo Governo do Município no início deste ano está garantindo agora o funcionamento do posto. A solenidade que marcou a abertura dos trabalhos contou com a presença da comunidade, secretários municipais, vereadores e servidores públicos.

 

 

“Podem ter a certeza de que vocês serão muito bem tratados aqui porque queremos fazer o melhor pela nossa população”, garantiu o vice-prefeito Renato Pike durante o evento que homenageou também a família de Alvino Mühlmann – patriarca da família que ajudou a povoar o bairro. Os “Mühlmann” tinham uma serraria e eram proprietários de uma cerâmica que funcionou por mais de 50 anos no Alto da Tijuca. Descendentes de Alvino participaram do ato que, ao mesmo tempo em que homenageia a história da família, também marca o começo de um novo ciclo para a população trazendo benefícios na área da saúde.

Rolar para cima