Com a presença do desembargador Monteiro Rocha, no ato representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, foi assinado na manhã desta sexta-feira, 8, no Fórum da cidade, a ordem de serviço para início da obra da nova sede da Comarca de Canoinhas.
O novo Fórum terá uma área construída de 7,5 mil m², sendo edificado em um terreno de 4 mil m², situado na Rua Duque de Caxias, entre o Corpo de Bombeiros e o 3º Batalhão de Polícia Militar. O terreno foi desmembrado da Polícia Militar em 2009, com a aprovação de lei pela Assembleia Legislativa, por meio de proposição apresentada pelo deputado Antonio Aguiar.
O investimento na obra será de mais de R$ 17 milhões. A empresa vencedora do processo licitatório é a Prumo Construtora, da cidade de Chapecó. A obra tem prazo máximo de conclusão de 30 meses a partir da assinatura do contrato.
Em sua fala o desembargador Monteiro Rocha destacou que o novo Fórum será um dos melhores da região e Estado. “Sabemos que só a justiça manda paz de espírito para as pessoas, por isso a importância do novo Fórum para a região”.
Juíza diretora Gisele Ribeiro agradeceu o envolvimento de todos juízes da Comarca envolvidos nesse grande ideal. “Agradecemos também o deputado estadual Antônio Aguiar que esteve sempre presente, e que foi um batalhador na luta para concretização desse sonho”.
Deputado estadual Antônio Aguiar pediu engajamento da empresa ganhadora para que a obra seja concluída, se possível, antes do prazo estipulado. “Fazem seis anos que luto para construção do novo Fórum, foi uma luta que valeu muito a pena, e hoje está se tornando realidade para comunidade de toda região”. Aguiar ainda pediu para que o TJ também faça a doação do atual prédio do Fórum ao município para que seja leiloado e o recurso revertido ao Hospital Santa Cruz, importante entidade de Canoinhas e toda região.
Secretário regional Ricardo Pereira Martin, representando o governador Raimundo Colombo, destacou a importância dessa conquista. “Nossa região merece essa grandiosa obra, e pode contar sempre com o Governo, que cedeu o terreno para construção do Fórum”.
Logo após o ato de assinatura, autoridades estiveram visitando o local onde será construído o novo Fórum da Comarca, e conversando com responsáveis pela empresa que fará a obra.
ESTRUTURA
O novo prédio terá capacidade de abrigar seis Varas, cada qual com respectivos gabinetes, salas de audiências e cartórios, mais um juizado especial, dois gabinetes para juízes substitutos e área própria para os representantes do Ministério Público. Além da ampliação da estrutura física, a nova sede poderá proporcionar a criação de mais Varas fora as três já existentes, melhorando assim as condições de trabalho para magistrados e servidores do judiciário, dando também mais celeridade aos 17 mil processos em trâmite.