Podem se inscrever imóveis que fazem parte do perímetro urbano do município
O espírito natalino invadiu Canoinhas na sexta-feira com a abertura do Natal da Paz, mas para ir além da programação organizada pela Município, o Governo abre as inscrições para a Campanha de Decoração Natalina de Residência, cujo objetivo é motivar os canoinhenses a entrarem na magia do Natal de maneira criativa.
Na avaliação serão levados em consideração o espírito natalino, a beleza, a originalidade e criatividade, a harmonia e estética do conjunto, a iluminação, cores e formas, o impacto visual e a utilização de materiais ecologicamente corretos que tenham baixo impacto ambiental.

A avaliação será feita por um grupo de jurados composto por membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo de Canoinhas, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Meio Ambiente, da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoinhas, do Sindilojas, da Câmara de Vereadores e da Associação Empresarial de Canoinhas (Acic). A inscrição é gratuita e a premiação será desconto para o exercício de 2018 do Imposto Predial e Territorial Urbano. O primeiro lugar gozará da isenção de 100%, o segundo lugar terá 75% de desconto e o terceiro lugar 50%.
“E vale ressaltar que a equipe vai analisar principalmente a criatividade. Buscando ideias inovadoras é possível gastar pouco ou quase nada numa decoração que encha os olhos de quem passe pela rua”, lembra o prefeito Beto Passos.
A ornamentação das residências deverá ser instalada na fachada e/ou no jardim do respectivo imóvel – de modo que seja observada da rua. A decoração natalina deverá permanecer montada entre 6 e 31 de dezembro. A avaliação será feita entre 8 e 14 de dezembro com divulgação do resultado na última semana da programação do Natal da Paz de Canoinhas. Para receber o desconto do IPTU, os proprietários e imóveis vencedores não podem ter débitos junto ao Município, devendo apresentar a Certidão Negativa de Débito para efetivação da isenção do imposto.
“A proposta inicial da organização do Natal da Paz era fazer campanha dupla para decoração de fachadas de imóveis residenciais e empresariais, mas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) abriu concurso para decoração do comércio então priorizamos os imóveis da área urbana. Se tudo transcorrer bem este ano, em 2018 poderemos incluir os imóveis do interior também”, explica o secretário de Educação e organizador do Natal da Paz, Osmar Oleskovicz.
O regulamento está disponível no site da prefeitura de Canoinhas.