Em União da Vitória faculdades entraram em consenso para paralisar atividades por quinze dias
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 16, as principais instituições de ensino superior de União da Vitória (PR) e Porto União (SC) decidiram em conjunto pela suspensão das atividades acadêmicas presenciais e eventos a partir desta terça-feira, 17.
“A ação conjunta e coletiva visa o bem-estar dos estudantes que diariamente se deslocam para estudar nos dois municípios. Os conteúdos serão direcionados para os ambientes virtuais. Trata-se de uma medida de contingência pelos próximos 15 dias. Uma nova reunião será realizada no dia 26 de março, para avaliar novamente a situação do vírus”, informaram as instituições em nota.
UnC CANOINHAS
No início da noite desta segunda-feira, 16, a reitora Solange Sprandel da Silva emitiu um comunicado de que a Universidade do Contestado, em consonância com o Comitê de Monitoramento sobre o Covid 19, conforme recomendações dos municípios e órgãos de saúde, resolve suspender as aulas dos cursos presenciais de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu).
No período de suspensão das aulas os professores poderão ministrar aula pelo Google Meet, no mesmo horário de aula normal, deixando o calendário acadêmico sem modificações. Caso não seja ministrada aula on-line, o calendário acadêmico deverá ser reposto de forma a garantir os 200 dias letivos.
Estão suspensas também as aulas dos Colégios Universitários Mafrense e Realização, com reorganização do calendário escolar de forma a garantir a carga horária mínima anual de 800 horas e 200 dias de efetivo trabalho escolar. O Colégio Universitário Mafrense manterá atendimento em regime de plantão para suporte aos pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
A UnC também suspendeu cerimônias oficiais como formaturas, inaugurações e sessões solenes, atividades em clínicas, núcleos, museus, bem como os eventos e projetos de extensão que estão programados nos Campi e Colégios.
Ficam mantidas as atividades administrativas/pedagógicas dos técnicos e professores no âmbito interno da UnC, adotando-se as medidas preventivas em relação a etiqueta de higiene.
FAMEPLAN
A diretora da Fameplan, de Canoinhas, Rosane Godoi, explica que pessoas gripadas e do grupo de risco estão sendo orientadas a ficar em casa. Não serão computadas faltas até dia 29. A estes alunos será dado suporte on-line pela instituição.
DAMA
A Faculdade e Escola Técnica Dama também suspendeu as aulas até 22 de março.
JUMPER
A Jumper está orientando seu alunos normalmente que continuem indo às aulas, enquanto a Secretaria não suspender as aulas. Caso sejam canceladas, as aulas serão feitas via internet, gravadas e repassadas aos alunos para que não percam conteúdo nesses dias. Os professores estarão disponíveis nos grupos de WhatsApp para responderem as questões e orientar os alunos.
IFSC
No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Canoinhas as aulas foram suspensas por 15 dias. O campus Canoinhas (IFSC) foi a primeira instituição de ensino da cidade a fechar as portas temporariamente por causa do novo coronavírus.
REDE SESI/SENAI
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) informou na tarde desta segunda-feira, 16, que, a partir desta terça-feira, 17, até a próxima segunda-feira, 23, estão suspensas as aulas dos cursos presenciais das unidades escolares da Rede Sesi e Senai em todo o Estado. Para os alunos dos cursos à distância, as atividades estão mantidas normalmente.
UNIARP
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) informou que estão suspensas as aulas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação a partir desta terça-feira, 17, até dia 29 de março, no Colégio de Aplicação e cursos superiores.