Instituto terá de refazer concurso para 14 vagas na prefeitura de Canoinhas

No domingo, 8, aconteceu a aplicação das provas objetivas do Concurso Público nº 001/2014 da prefeitura de Canoinhas, realizado pelo Instituto Barriga Verde (IOBV). As provas aconteceram nas escolas Presidente Castelo Branco e Aroldo Carneiro de Carvalho. Em razão de recurso protocolado por um candidato, o IOBV recomendou à prefeitura a reaplicação das provas para 14 cargos.

Conforme foi apurado pelo IOBV, o candidato que protocolou recurso apresentou seu comprovante de inscrição constando o local da prova na Escola Básica Municipal Aroldo Carneiro de Carvalho, e que chegando na escola o candidato foi informado que conforme edital de Convocação (Ato 004/2015 de 02/02/15) sua prova era na Escola Presidente Castelo Branco. Ocorre que o candidato ao dirigir-se para a escola informada, chegou quando o portão já havia fechado, perdendo a oportunidade de realizar a prova.

O próprio Instituto Barriga Verde constatou que de fato houve divergência de informações dos locais de provas, entre os atos publicados e divulgados e aqueles informados no comprovante de inscrição impressos direto da área restrita do candidato. O IOBV solicitou explicações e ainda um laudo técnico da empresa ACT Sistema, que desenvolve e administra o sistema utilizado pelo instituto. A ACT apresentou o laudo onde admite a responsabilidade pela falha ocorrida no sistema, e que resultou nos problemas de locais de provas. Em trecho do laudo emitido pela empresa traz que “(…) o que houve é que ao trazer a informação do Banco de Dados (local onde a informação fica gravada) foi feito uma análise equivocada desta informação, não analisando corretamente a situação onde a prova seria aplicada, desta forma o local da prova ficou para alguns candidatos errada, ou seja, ficou com o endereço de outra escola (usada para a realização das provas)”.

No dia 13 de fevereiro a prefeitura de Canoinhas emitiu o Ato nº 007/2015, que determina a reaplicação de provas para cargos do Concurso Público nº 001/2014, conforme a Nota Explicativa publicado pelo IOBV. Conforme o ato, a nota emitida pelo instituto comprova que candidatos foram prejudicados em virtude dos problemas técnicos no sistema informatizado que a empresa utiliza.

Assim sendo os cargos onde tiveram candidatos ausentes, cujo local estava estabelecido como Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco, sendo os cargos de Agente Comunitário de Saúde (Cohab II); Agente Comunitário de Saúde (Cristo Rei); Agente Comunitário de Saúde (Piedade); Técnico em Radiologia; Servente Masculino; Assistente Técnico Administrativo (Educação); Educador Social (Masculino); Educador Social (Feminino); Monitor Social; Orientador Social; Instrutor de Informática (Educação); Assistente Técnico Prog. Computação; Motorista; e Instrutor Agrícola (Educação), estão novamente convocados para realizarem a prova objetiva do Concurso Público.

Os candidatos aos cargos listados, com inscrição homologada, devem realizar a prova no dia 28 de fevereiro de 2015, no período vespertino, em local e horário que será informado unicamente em edital próprio de convocação e na divulgação da alocação dos candidatos por horário, escola e sala (ensalamento), devendo o candidato acompanhar as publicações no site www.iobv.org.br. Vale ressaltar que todas as provas e cartões respostas dos cargos citados, aplicados no dia 8 de fevereiro, estão anulados e não tem nenhum efeito.

Por esse motivo também se alterou o cronograma do Concurso Público nº 001/2014 para os cargos que deveram refazer as provas, ficando a prova escrita e objetiva para o dia 28 de fevereiro; a divulgação do gabarito preliminar no site do IOBV para o dia 02 de março; os recursos contra as questões e ao gabarito preliminar da prova objetiva escrita, para os dias 3 e 4 de março; a divulgação do Gabarito Definitivo, para o dia 06 de março; a Classificação Preliminar para o dia 10 de março; os recursos contra a classificação preliminar, para os dias 11 e 12 de março; a Classificação Final para o dia 13 de março e a Homologação do Resultado Final será após o dia 13. Já para os cargos que não há necessidade de se realizar novamente a prova objetivo o cronograma segue inalterado.

Rolar para cima