O Instituto TIM – que tem a missão de criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação que promovam o desenvolvimento humano no Brasil – está ampliando sua atuação na região Sul em 2015, com perspectiva de se instalar em Bela Vista do Toldo. As iniciativas foram apresentadas pelo presidente do Instituto TIM, Manoel Horário, durante o painel de abertura do Smart City Business America Congress & Expo, realizado em Curitiba nesta semana. A TIM é uma das empresas patrocinadoras do evento.
O Instituto TIM, criado em julho de 2013, está presente atualmente em cerca de 240 municípios, beneficiando mais de 120 mil pessoas – sobretudo crianças de 6 a 12 anos – com seus projetos. Entre as principais novidades para 2015, está o projeto Academic Working Capital, que apoiará graduandos em Ciências Exatas de universidades parceiras em seus trabalhos de conclusão de curso, resultando na criação de protótipos de produtos que sejam comercialmente viáveis. O Instituto também ampliou a parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), financiando 50 bolsas de estudo para alunos medalhistas que optarem por cursos superiores na área de Ciências Exatas.
TFC
Um dos destaques do Instituto é o Programa TIM Faz Ciência (TFC), uma iniciativa que convida estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas a explorar operações intelectuais próprias à produção de conhecimento científico. O programa oferece recursos didáticos e formação gratuita aos professores participantes.
Em 2015, TFC beneficiará 25.935 alunos, 741 educadores e 249 escolas de 51 municípios da Região Sul. Desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação para a formação de professores, o programa também recebe inscrições espontâneas de professores. No Paraná, a parceria é realizada em Curitiba (45 escolas, 115 professores e 4.020 alunos) e Londrina (43 escolas, 138 professores e 4.830 alunos). Em Santa Catarina, em Florianópolis (113 professores de 36 escolas, com aulas para 3.955 alunos) e em Gravatal (4 escolas, 11 professores e 385 alunos). No Rio Grande do Sul, em Canoas (em definição), Porto Alegre (41 escolas, 179 professores e 6.265 alunos), São Luiz Gonzaga (8 escolas, 11 professores e 385 alunos) e Sapucaia do Sul (24 escolas, 57 professores e 1.995 alunos). Uma das novidades de 2015 é que o programa foi adotado como um projeto da rede de ensino municipal em Florianópolis e Porto Alegre.
Somando inscrições espontâneas e parcerias com Secretarias Municipais, ao longo de 2015, TFC chegará a 13 cidades do Paraná (Curitiba, Londrina, Carambeí, Castro, União da Vitória, Paranavaí, Pontal do Paraná, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Reserva do Iguaçu, Rio Negro, São José dos Pinhais), 14 cidades de Santa Catarina (Florianópolis, Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Gravatal, Ibirama, Pomerode, Imbituba, Indaial, Joinville, Massaranduba, Novo Trento, São Bento do Sul, São José e Witmarsum) e em 24 cidades do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Braga, Canoas, Catuípe, Cerro Largo, Erechim, Esteio, Garruchos, Gravataí, Guarani das Missões, Igrejinha, Jaguarão, Morrinhos do Sul, Novo Hamburgo, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Porto Xavier, Santa Clara do Sul, Santo Ângelo, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Sapucaia do Sul e Viamão).