Irineópolis promove 1º Mostra do Artesanato

Foto: Curso de artesanato da Epagri/Divulgação

O artesanato já deixou de ser só uma terapia ou um passatempo para se tornar parte da economia de muitas famílias. Pensando nisso, Irineópolis realizará sua 1ª Mostra de Artesanato e Trabalhos Manuais. A Mostra será no dia 30 de setembro no Centro Uso Múltiplo a partir das 10 horas. Na ocasião expositores apresentarão trabalhos em bordado, pintura, tecelagem, madeira, joias, flores, papel, acessórios, bonecas, cerâmica, objetos decorativos, entre outros produtos.

Os expositores iniciarão seus trabalhos às 9 horas com palestra sobre a valorização da atividade com extensionista da Epagri Daniel Uba, responsável pelo Programa Gestão e Mercado. De acordo com a extensionista da Epagri de Irineópolis, Maria da Luz Cordeiro, responsável pelo evento, a Mostra busca trabalhos que desenham nosso município com seus contrastes, suas cores, seus temas e, o mais importante, a diversidade dos olhares. “Queremos mostrar ao público peças que trazem um padrão de qualidade diferenciado, feitos por quem vê no artesanato uma opção de negócio e gosta de arte, além de oportunizar a todos o contato com o artesanato e a cultura de diversas pessoas, valoriza acima de tudo o artesão, proporcionando a ele condições de expor seu trabalho e conhecer técnicas diferenciadas para o aperfeiçoamento de sua atividade”, explica.

 

OBJETIVO

Poderão estar na Mostra trabalhos manuais como: toalhas, bolsas, brincos, anéis, colares, braceletes, terços, pulseiras, pingentes, broches e peças de artesanato de diversos tipos, produzidas artesanalmente, utilizando matérias primas da propriedade, como lã de ovelha, couro, barro, nó de pinho, vassoura, madeira, casca de árvores, fibras, cipós, entre outros.  O evento apresentará o artesanato típico do município de forma rica e consciente, por meio dos trabalhos produzidos que têm como matéria-prima produtos naturais e materiais recicláveis. Maria ressalta que o evento tem o objetivo de promover e revitalizar o artesanato de tradição e fomentar a cultura local e geração trabalho e renda, além de aprimorar a produção e a comercialização e de valorizar os saberes e fazeres artesanais da região. “As Mostras de Artesanato são muito importantes, pois a maioria dos produtos artesanais revela a cultura popular o que faz com que a população seja enriquecida com tamanha demonstração de belíssimos produtos artesanais e também que conheçam um pouco mais sobre a cultura do município”, destaca.

Segundo a extensionista, evento será realizado justamente no mês de setembro, em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, (27/09/2014) buscando também uma maior integração entre os envolvidos no turismo do município. Visa ressaltar a importância da atividade, seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos e sua contribuição para o desenvolvimento do município e de toda a região.

Rolar para cima