Foram julgados nesta sexta-feira, 21, no Fórum da Comarca de Canoinhas, os irmãos Célio Amilton Fernandes Enguel e Celso Fernandes Enguel Filho. Eles são acusados de no dia 10 de dezembro de 2012 terem espancado, com a ajuda de um adolescente, Ronie Diego Mendes.
Réu confesso, Célio foi condenado a 9 anos. Já Celso, que não confessou o crime, foi condenado a 10 anos e 4 meses. O julgamento durou mais de 14 horas, terminando próximo da meia-noite.
Os irmãos seguem presos na Unidade Prisional Avançada de Canoinhas (UPA).
A DENÚNCIA
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os três obrigaram a vítima a entrar em um veículo VW Gol e seguiram até a rua Senador Lenoir Vargas Ferreira (rua que dá acesso à Fazenda Miranda), no distrito de São Cristóvão, município de Três Barras.
“Assim foi que, em nítida comunhão de esforços e unidade de desígnios, e com manifesta intenção de matar, os denunciados Celio e Celso, juntamente como o adolescente A.A.S.C, tiraram a vítima de dentro do veículo, e passaram a agredi-la com chutes e socos, principalmente na região da cabeça, e aplicaram-lhe golpes com um pedaço de plástico duro, causando-lhe as lesões, deixando a vítima com lesão neurológica, só não atingindo seu intento homicida por motivos alheios as suas vontades, notadamente porque as lesões causadas na vítima não foram suficientes para provocar-lhe a morte”, anotou a promotoria na denúncia.
Segundo a Polícia, o motivo que levou os denunciados a tentar matar a vítima seria porque Ronie, supostamente, provocava o denunciado Célio e seus filhos quando passava em frente à residência deles.