Foi no tempo dos Shoguns, na era medieval do Japão, que esta arte milenar teve grande evolução. Devido a ineficiência de golpes traumáticos como socos e chutes, contra as armaduras dos samurais, os guerreiros foram forçados a aprimorar técnicas de controle, arremessos, imobilização, estrangulamento,luxações e torções para uso em combates desarmados.
Kano Jiu-Jitsu
Após a era dos Samurais Japão passou por um período de forte influência ocidental e artes marciais como o Jiu-Jitsu foram marginalizadas. Passada a “febre ocidental”, os dojos voltam a ter importância no Japão. O mais famoso recebeu o nome de Kodokan, e ensinava um estilo de Jiu-Jitsu. Este estilo foi desenvolvido pelo mestre Jigoro Kano, que mais tarde viria a ser conhecido como Judô (Caminho Suave), se caracterizando pelas técnicas de arremessos, quedas e imobilizações na luta de solo.
Brazilian Jiu-Jitsu
A história do Jiu-Jitsu Brasileiro começou com a vinda do aluno da Kodokan, Mitsuo Maeda para o Brasil. Famoso por realizar desafios contra valentões e capoeristas Brasileiros, Maeda inicia seu ensino de Kano Jiu-Jitsu em Belém do Pará. Entre seus alunos estão Carlos Gracie e Luiz França. Carlos Gracie, repassou seus conhecimentos ao seu irmão, Helio Gracie um homem franzino que focou seus estudos de Jiu-Jitsu na prática das Ne-Waza (luta de solo) e Katame-Waza(controle do oponente). Oswaldo Fadda, outro grande mestre de BJJ e aluno de Luiz França popularizou a arte em bairros de periferia, seu estilo focado na defesa pessoal e com grande desenvolvimento nas técnicas de imobilização de pernas tornou-se uma linha alternativa ao Gracie Jiu-Jitsu.
Técnicas
O Jiu-Jitsu Brasileiro, é conhecido mundialmente por suas técnicas de solo. Partindo-se do principio, de que no chão vantagens físicas como força e tamanho tem pouca utilidade, foram aprimoradas técnicas de imobilizações, luxações, estrangulamentos em pontos sensíveis do corpo humano como articulações e a garganta. Estas técnicas, devem fazer o uso da força do opositor contra ele mesmo. Com a popularização do MMA, nomes de golpes como arm-lock, kimura, omoplata, entre outros se tornaram comuns no vocabulário dos fans de artes marciais.
Jiu-Jitsu no MMA
A origem do MMA moderno está diretamente ligado a popularização do Jiu-Jitsu. A primeira edição do UFC teve como campeão o lutador de Jiu-Jitsu Royce Gracie. Com o tempo, o MMA, deixou de ser uma disputa entre artes marciais, para se tornar uma disputa de atletas buscando se tornar o mais completo. Com isso, a prática de Jiu-Jitsu é praticamente obrigatória a todos os atletas da modalidade.
Reconhecimento Internacional
O UFC, foi fruto da migração de membros da Família Gracie para os EUA. Este evento, se tornou uma vitrine para o Brazilian Jiu-Jitsu, a Luta Suave se tornou referência para atletas do mundo todo. Hoje este estilo brasileiro, reúne adeptos em todo mundo incluindo no Japão, país que originou a arte.