Na Academia do brasileiro Roberto Cyborg, em Miami, ocorreu um caso que chamou atenção entre os praticantes de Jiu-Jitsu do mundo todo.
Um falso faixa preta foi descoberto e humilhado pelo professor da academia, que pediu sua faixa e o expulsou da academia.
Esse caso gerou críticas, tanto pela humilhação quanto gerou elogios. Infelizmente o mundo das artes marciais está repleto de picaretas, situação que cresceu com a popularidade das artes marciais mistas. Com isso, também surgiram federações e até estilos de artes marciais oportunistas.
Casos que infelizmente já ocorreram em nossa região.
MMA: Machida vs Romero
E o ano não está nada bom para o brasileiro Lyoto Machida. O karateca foi derrotado com um nocaute técnico para o wrestler cubano Yoel Romero.
Essa luta era vista como esperança de reabilitação, pois Lyoto perdeu sua última luta contra Luke Rockhold há menos de dois meses.
O destaque da noite foi o espetacular nocaute de Thiago Marreta, que levou o prêmio de melhor performance da noite.
JUDÔ: Aberto de El Salvador
Atletas brasileiros participam neste final de semana (27 e 28 de junho) do Aberto de Judô de El Salvador. Uma competição importante que visa a preparação para os Jogos Panamericanos.
KARATÊ: O Sonho Olímpico
O Karatê, uma das artes marciais mais praticadas do mundo, ainda não é uma modalidade olímpica devido a sua diversidade de estilos, federações e regras. Mas com os esforços mútuos de vários sistemas e estilos de Karatê que envolvem também estilos de contato. E o apoio da comunidade japonesa, entre eles, políticos e atletas. Fazem do Karatê junto ao Baseball favoritos para comporem o quadro de modalidades das Olimpíadas de 2020, em Tóquio. A entrada do Karatê nas Olimpíadas é essencial para a visibilidade dos atletas, na busca por apoios. Outras modalidades de luta se manifestaram em relação à entrada do Karatê, enquanto mestres do Judô que apoiam e incentivam, alguns mestres do Tae-Kwon-Do demonstraram preocupação com a perda de atletas devido à semelhança entre as modalidades.