Equipe do site e do Correio do Norte trabalhou por quatro meses no projeto
É possível perceber sinais da Guerra do Contestado na atualidade? Os jornalistas Edinei Wassoaski e Priscila Noernberg percorreram 200 quilômetros e visitaram sete municípios do Planalto Norte Catarinense em busca de informações que pudessem trazer resposta ao questionamento. O material produzido em quatro meses de trabalho será lançado na próxima semana. A data não foi escolhida por acaso, pois foi em 20 de outubro de 1916 que os governadores do Paraná e de Santa Catarina assinaram o acordo de demarcação de limites entre os dois estados.
Na segunda-feira, 17, estreia na Band FM a série em áudio. Os programas vão ao ar no Jornal da Band, que inicia ao meio-dia. Na quinta-feira, 20, o JMais e o jornal Correio do Norte lançam hotsite que será veiculado nos dois sites. Na sexta-feira, 21, o Correio do Norte inicia a publicação da série de reportagens que deve se estender até dezembro.
“Buscamos resgatar a história da guerra, mas, principalmente, lançar um olhar para além da guerra. Afinal, que herança a região teve dessa guerra? Ainda é possível detectar sinais desse conflito na nossa região? São perguntas que tentamos responder com esse trabalho”, explica o editor do JMais e jornalista da Band FM, Edinei Wassoaski.
O material, que tem a supervisão histórica de Fernando Tokarski, é o primeiro trabalho de fôlego que os jornalistas realizam em conjunto. “Ao jornalista não cabe apenas informar, mas propor a reflexão. E é isso o que estamos propondo com esta produção”, pontua Priscila Noernberg.
RÁDIO
A série que vai ao ar na Band abordará cinco temáticas. Na segunda, os jornalistas fazem um resgate histórico sobre o assunto. No segundo programa, o assunto será a recolonização forçada pela chegada da Lumber e como o capital americano expulsou o povo brasileiro de suas terras. No terceiro programa, o messianismo será destaque. Na quarta, os jornalistas mostram como a região teve momentos de progresso com a chegada da ferrovia. E, para encerrar, o programa de sexta-feira apresenta o que ficou de herança da guerra do Contestado.