Trabalho da jornalista Regiane Stachera recupera a história da ferrovia e mostra os planos para reativar trecho
O JMais publica neste sábado, 19, cinco partes de uma grande reportagem produzida pela jornalista Regiane Stachera sobre as ferrovias que cortam a região de Porto União e União da Vitória. “Nas entrelinhas da memória: da esperança ao abandono da Ferrovia do Contestado”, resgata a história das ferrovias, sua ascensão e queda, trazendo, ainda, um alento: a possibilidade de reativação de um trecho turístico em União da Vitória.
“Nesta reportagem especial, resgatamos a memória do povo que sofreu as consequências da extinção da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) em 1999, identificando a sua importância social, bem como os aspectos atuais dos locais abandonados e dos preservados, comparando-os com o potencial turístico de outras localidades, as quais valorizam a sua história e o esforço dos seus para que ela acontecesse”, explica Regiane.
“A tão fascinante história das ferrovias da região inexplicavelmente é pouco explorada. No trabalho da Regiane a gente vê uma tentativa vigorosa de resgatar essa história”, define o editor do JMais, Edinei Wassoaski.
A grande reportagem será publicada em espaço especial na página inicial do JMais.