Julho foi o mês menos chuvoso desde 2008 na região

Chuva deve voltar a atingir a região somente na noite de quarta-feira, 2                                                         

 

Santa Catarina passa por um momento de estiagem. O hidrólogo da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, diz que este foi o mês de julho menos chuvoso desde 2008.

 

Miranda afirma que o “julho foi atípico”, o que ocasionou a estiagem pelo estado. Nove rios em diversas regiões estão em estado de alerta ou emergência, incluindo o Canoinhas.

 

Até o dia 28, o total de chuva acumulado em Santa Catarina estava bem abaixo da média climatológica para o mês de julho. A média para esta época do ano varia de 80 a 140 mm, tendo ficado, neste mês de julho de 2017, muito abaixo deste valor em todas as regiões. O município com maior acumulado de chuva foi Garuva localizado no Litoral Norte do Estado com 37 mm apenas. As regiões com maior escassez d’água em relação à média são as do Oeste e o Meio Oeste catarinense, onde geralmente são registrados os maiores acumulados de chuva do Estado. Até esta segunda-feira, 31, só choveu cerca de 15 a 20 % do esperado para todo o mês. A região de Canoinhas acumulou 10 milímetros durante o mês, total só acumulado antes em 2008.

 

O baixo volume de chuva veio em decorrência da baixa frequência de atuação de sistemas meteorológicos responsáveis pela ocorrência de chuva no Estado. No decorrer deste mês de julho, apenas uma frente fria avançou pelo Estado, com fraca atividade (entre os dias 17 e 18), resultando em chuva mal distribuída no tempo e no espaço. Antes deste período apenas o Litoral, Vale do Itajaí e Serra tiveram episódios de chuva fraca, devido aos ventos úmidos do mar, mesmo assim com valores inexpressíveis.

 

A baixa frequência de chuva neste mês foi causada pela maior influência de sistemas de alta pressão sobre o Estado (massa de ar seco e frio, que aquecem logo em seguida). Estes fenômenos são responsáveis por movimento descendente na atmosfera, inibindo a formação de nebulosidade.

 

Como consequência da baixa frequência de chuva, e outros fatores ambientais como vegetação ressacada dentre outros, houve aumento nos riscos de incêndio.

 

PREVISÃO

Nos próximos dias, os indicativos dos modelos numéricos de previsão são de que o tempo permaneça seco, com chuva voltando a ocorrer em Santa Catarina nesta semana devido ao avanço de uma frente fria. O volume esperado não é alto, variando entre 20 a 40 mm.

 

Para Canoinhas e região a previsão para esta segunda-feira, 31, é de sol com algumas nuvens e temperatura entre 9 e 24 graus. Mesma previsão para terça-feira, dia 1º. Chuva apenas para a quarta-feira, 2, mas somente à noite. Na quinta-feira, 3, deve chover um pouco mais durante o dia.

 

De acordo com o monitoramento dos níveis dos rios em Santa Catarina, existem 17 estações hidrológicas na qual o regime hídrico dos rios se apresenta abaixo da normalidade. Os municípios mais atingidos na condição de alerta e de emergência são Forquilhinha, Meleiro, Canoinhas, Chapadão do Lageado, Orleans, São Martinho, Passos Maia, Concórdia e Rio Negrinho. A situação encontra-se em atenção para os municípios de José Boiteux, Salete, São João Batista, Rio das Antas e Tangará.

Rolar para cima