O Karatê-Dô (caminho das mãos vazias) tem sua origem remota e misteriosa. Sua história muitas vezes se confunde com a de outras artes marciais como o Jiu-Jitsu e Wushu(kung fu).
Foi no arquipélago de Okinawa, nas proximidades do Japão, que essa arte marcial tomou sua forma moderna, em um tempo que os moradores do lugar eram proibidos de utilizar armas, e tiveram que treinar secretamente técnicas de defesa para se defender de ataques de piratas e bandidos.
Técnicas
O Karatê abrange uma infinidade de técnicas que variam conforme o estilo. Seu maior enfoque são os golpes traumáticos como chutes, socos, cotoveladas, ataques a pontos vitais e defesas. Também existem nessa arte marcial técnicas de arremesso, quedas e imobilizações aplicadas a defesa pessoal.
Treinamento
O treino do Karatê tem enfoque em três princípios básicos o kihon, o kata e o kumite.
Kihon: É neste principio que são treinados as bases, socos, chutes, cotoveladas e defesas. Seu enfoque é a correção da postura, trabalho de resistência e desenvolvimento da musculatura.
Kata: É uma luta imaginária, onde o karatê-ka (praticante de karate) executa uma sequencia de movimentos, simulando uma luta contra vários oponentes vindos de diversas direções. No karatê antigo, um kata era treinando exaustivamente durante 3 anos, até que o karate-ka fosse habilitado a aprender um novo kata. Também são treinadas aplicações do kata, com enfoque ao desenvolvimento da defesa pessoal. Essa aplicação chama-se Bunkai e engloba diversas técnicas como quedas e torções.
Kumite: É o combate entre dois katate-kas este divide-se principalmente em:
Shiai-Kumite: É o combate esportivo com diversos conjunto de regras, regulamentadas conforme a Federação em que o atleta está competindo. Varia entre lutas de semi-contato (WKF e UWK) e luta de contato, que por sua vez se divide em combates de regras próprias do estilo Kyokushin, ou regras semelhantes ao Kick-Boxing (FullContact Karatê).
Kihon-Kumite: É um combate combinado, com o enfoque no desenvolvimento das técnicas treinadas no kihon, e da defesa pessoal.
Jyu-Kumite: Combate sem regras, onde são aplicadas diversas técnicas de quedas, imobilizações, estrangulamento entre outros, além dos golpes traumáticos característicos do karatê.
Karatê em nossa região
O karatê foi introduzido em nossa região pelos sensei Élcio Coelho (Shorin-Ryu), de Canoinhas, e por Wilton Osório (Shotokan) na cidade de Porto União. Atualmente, o estilo Shotokan predomina na região. Em Canoinhas, há anos o estilo é ensinado pelo sensei André Simões, formador de atletas que conquistaram medalhas em competições nacionais e internacionais, além de títulos estaduais. Recentemente, o estilo também é ensinado pelo sensei Celso Ogasawara. Em Papanduva existe o ensino no estilo Goju-Ryu com o sensei Nelson.
Karatê no MMA
O karatê tem nomes fortes na história do UFC, entre eles os ex-campeões Lyoto Machida e Georges St-Pierre. Lutadores menos conhecidos como o japonês Kyoji Horiguchi e o catarinense Marcio “Lyoto” representam a modalidade no maior evento de MMA do mundo. O estilo tem como diferencial golpes rápidos a longa distância, com maior antecipação dos golpes do adversário (Deai).
Karatê no Cinema
O filme mais conhecido a abordar a filosofia do karatê, é o filme Karatê Kid. Outros filmes que abordam a arte marcial fizeram sucesso, principalmente na década de 1980. Nomes como Chuck Norris e Jean Claude Van Damme, ambos competidores de karatê, se tornaram mundialmente conhecidos.
*******
NOTÍCIAS RÁPIDAS
Boxe: Floyd Mayweather Jr. e Manny Pacquiao fazem a luta do ano
Os maiores pugilistas da atualidade combatem neste sábado as 22 horas pela unificação dos cinturões. O filipino Pacquiao luta para garantir seu nome como maior pugilista da atualidade, mesmo tendo se afastado dos rings para se dedicar a política em seu país. O lutador americano Mayweather, vem confiante e receberá 180 milhões de dólares pela luta. A luta unificará os cinturões da AMB, OMB e FMB. (Fonte: Yahoo)
MMA: Jones é suspenso do UFC e perde o cinturão
A estrela do UFC Jon Jones se envolveu em um acidente automobilístico nos EUA. Segundo relatos, Jones teria batido o carro de uma mulher, e fugido sem prestar socorro. O UFC inicialmente se pronunciou a respeito, em nota oficial. “Estamos cientes de que o Departamento de Polícia de Albuquerque está interessado em falar com Jon Jones em relação a seu possível envolvimento em um acidente de automóvel. Estamos em processo de colher fatos e não vamos comentar o assunto até termos mais informações”. O atleta tinha luta marcada para dia 23 de Maio, mas foi retirado do card. Patrocinadores como a Reebok ja anunciaram que irão cortar todo o patrocínio ao atleta. (Fonte:Revista Tatame)
Judô: Brasil conquista 17 medalhas no Pan-Americano de Judô
A equipe Brasileira conquistou o título da competição, com nove medalhas de ouro, sete pratas e um bronze. O brasileiro Felipe Kitadai foi eleito o melhor atleta da competição. Essa competição serve como preparatório para os Jogos Pan-Americanos de Toronto que ocorrem esse ano. (Fonte: ESPN)