Lançamento da candidatura de Ciro em destaque nos jornais deste sábado

21 de Julho de 2018

 

Diário Catarinense (fim de semana)

Cidades de paz

 

________________________________________________________

 

O Globo

 

Manchete : Ciro se lança com ênfase à esquerda

Em evento que formalizou sua candidatura à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes reforçou sua posição à esquerda e se colocou como opção aos simpatizantes do ex-presidente Lula.

Em discurso, ele evitou temas polêmicos, mas atacou a “agiotagem oficial protegida pelo governo” e afirmou que os mais ricos e o governo têm que contribuir mais, e não os pobres. O desafio de Ciro é buscar alianças, depois que o centrão fechou apoio a Geraldo Alckmin, do PSDB. (Página 3)

 

 

Criação de emprego formal trava em junho

Resultado do Caged foi o pior para o mês em 2 anos

Números negativos refletem a piora do nível de confiança; indústria e comércio fecharam 21 mil postos cada

Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelaram, ontem, que a criação de empregos formais travou no país em junho. O resultado, muito abaixo das expectativas do mercado, indicou que o Brasil perdeu 661 postos de trabalho, o pior desempenho para um mês de junho em dois anos.

Indústria e comércio perderam 21 mil postos cada. Segundo economistas, os números negativos refletem a piora do nível de confiança dos empresários, sobretudo após a má condução, pelo governo, da greve dos caminhoneiros. (Página 19)

 

 

WhatsApp age para restringir fake news

O WhatsApp decidiu limitar a 20 o número de encaminhamentos que o usuário pode dar, simultaneamente, a um conteúdo, seja texto ou imagem. A ação tem o objetivo de restringir a difusão de boatos e fake news. (Página 27)

 

 

Contas do setor público têm melhora

Puxado pelo desempenho econômico melhor que o esperado de estatais, estados e municípios, o governo estima que entregará as contas públicas este ano R$ 14 bilhões acima da meta estabelecida. (Página 23)

 

Gesto criticado 

O presidenciável Jair Bolsonaro ensina criança a imitar arma com a mão. Cena sofreu duras críticas. (Página 4)

 

 

O último índio da tribo

Imagens revelam sobrevivente que vive isolado há 23 anos

A divulgação pela Funai, via Facebook, de um vídeo com raras imagens do último integrante de um povo que vivia na Terra Indígena Tanaru, em Rondônia, jogou nova luz sobre a história do único sobrevivente de um massacre feito por grileiros.

Desde 1995, ele vive isolado na área demarcada de 80 quilômetros quadrados sem nunca ter entrado em contato com os agentes que o monitoram. Pouco se sabe sobre o “índio do buraco” com idade estimada de 55 anos. (Página 26)

 

Corrupção do Judiciário causa revolta no Peru (Página 25)

 

Secretário municipal de Saúde deixa cargo (Página 10)

 

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

 

Manchete : Taxa sindical cria atrito entre Alckmin e aliado do Centrão

Solidariedade queria compromisso pela volta da cobrança; tucano disse que não mexerá na reforma trabalhista

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, descartou a possibilidade de o acordo eleitoral com o Centrão incluir a revisão de pontos da reforma trabalhista. Ontem, o Solidariedade, do deputado Paulinho da Força (SP), pressionava por uma alternativa à extinção do imposto sindical.

Alckmin, porém, foi categórico: “Não vamos revogar nenhum dos principais pontos da reforma trabalhista. Não há plano de trazer de volta a contribuição sindical”, escreveu em uma rede social.

O Centrão é formado também por DEM, PP, PR e PRB. Majoritariamente pró-Ciro Gomes (PDT), o Solidariedade queria que no acordo com Alckmin fosse discutida, com apoio das demais legendas, uma compensação ao desconto obrigatório de um dia de trabalho dos empregados. Com a negativa do tucano, dirigentes da Força Sindical não descartam a possibilidade da retomada de conversas com Ciro. (Política / Pág. A4)

 

 

Confirmado candidato, Ciro ataca ‘baronato’ em convenção

Ciro Gomes foi confirmado ontem, em convenção, candidato do PDT à Presidência da República. Um dia após ser preterido pelos partidos do Centrão, ele fez discurso com críticas ao mercado financeiro, a quem chamou de “baronato”, como nas eleições de 2002.

“Essa gente quebrou o nosso País a pretexto de austeridade”, disse. Apesar do tom, Ciro tentou se mostrar como um nome de conciliação. (Política / Pág. A8)

 

Apreensão de cocaína em portos é a maior em 10 anos 

Neste ano, a PF e a Receita Federal já apreenderam 13,8 toneladas de cocaína em contêineres ou navios nos portos do País, o que dá uma média de 66 quilos por dia – maior volume em dez anos.

Só no Porto de Santos, o maior do Brasil, foram encontradas 10,1 toneladas da droga, ante 1,4 tonelada registrada em 2015. O número de apreensões também cresceu nos portos do Rio e de Paranaguá, no Paraná. (Metrópole / Pág. A13)

 

 

Número de presos deve dobrar até 2025

A população carcerária deve passar de 726,7 mil para 1,47 milhão até 2025, segundo estudo do Ministério da Segurança, que projeta gastos de R$ 25 bilhões pelos próximos sete anos. País é o terceiro no mundo em número de detentos. (Pág. A14)

 

 

‘Já cheguei a encher mochila de dinheiro’

Alvo da PF em investigação que apura desvios do Rodoanel Norte, Pedro Alcântara Brandão Filho, motorista do ex-diretor da Dersa Pedro da Silva, afirmou ao Estado que depositava “altos valores” em espécie a pedido do ex-chefe. “Já enchi mochila de dinheiro.” A defesa de Silva nega as acusações. (Política / Pág. A9)

 

 

Trump teve diálogo sobre modelo gravado

Dois meses antes da eleição de 2016, o advogado Michael Cohen gravou em segredo discussão com Donald Trump, seu cliente, sobre pagamentos a uma ex-modelo que afirma ter tido um caso com o então candidato. O áudio está com o FBI. Trump alegava que essas notícias eram falsas. (Internacional / Pág. A10)

 

Impasse no frete atrasa entrega de insumos

Produtores enfrentam atrasos na entrega de adubos e insumos, reflexo do impasse criado pelo tabelamento do frete, o que pode comprometer a produtividade do agronegócio. Também a venda futura de soja para as tradings, que serve como financiamento para o setor, está parada. (Economia / Págs. B1 e B4)

 

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

 

Manchete : Ciro acena à esquerda ao se lançar candidato ao Planalto

Pedetista busca atrair PSB, PC do B e empresariado e diz que nunca quis ser’anjo’

No lançamento de sua candidatura à Presidência, ontem, em Brasília, Ciro Gomes (PDT) fez um discurso com acenos ao empresariado e principalmente aos partidos de esquerda. Ele buscou romper o isolamento em que esteve nos últimos dias.

Rechaçado por empresários e com dificuldades para fechar alianças, Ciro convocou “todas as forças políticas que tenham espírito público” para mudar o Brasil.

Mirava PSB e PC do B. Na véspera, o centrão optara por Geraldo Alekmin (PSDB). Se não conseguir alianças, Ciro terá só 33 segundos na TV no período de campanha.

O pedetista disse que as mudanças no país não serão feitas só pela classe trabalhadora, mas tambémpor quem está na indústria, na produção e no comércio.

Criticado pelo estilo verborrágico, Ciro admitiu que nunca pretendeu “ser um anjo”. “Não sou imune a erros”, afirmou ele, que destacou a geração de empregos como prioridade. “São 207 milhões de pessoas que temos que vestir e empregar.” (Poder A4)

 

 

Estados podem ser entrave à aliança entre PSDB e centrão

Para consolidar a aliança nacional em torno do tucano Geraldo Alekmin na eleição presidencial, PSDB e centrão terão que acertar ponteiros nos estados.

Atualmente, o PSDB enfrenta diretamente partidos do bloco em ao menos nove unidades da Federação. Tucanos defendem que Alekmin apare as arestas regionais. (Poder A5)

 

 

E agora, Brasil? transporte urbano

Falta de planejamento torna capitais símbolos de trânsito caótico, transporte coletivo lotado e longos deslocamentos para o trabalho. (Transporte urbano / Pág.1)

 

 

Resultado negativo em junho frustra retomada do emprego

Pela primeira vez no ano, demissões superaram contratações no mercado formal em junho. 0 corte frustrou a expectativa de recuperação do emprego em 2018.

O saldo do cadastro de empregados e desempregados ficou negativo em 661 vagas. Desde 2002, ele só não tinha sido positivo no mês em 2015 e 20l6. (Mercado A17)

 

 

Crianças separadas na fronteira dos EUA apresentam traumas

Crianças imigrantes que passaram por abrigos depois de serem separadas dos pais na fronteira entre EUA e México apresentaram alterações de comportamento.

Elas incluem recusa a seguir regras e apatia. Segundo a Academia Americana de Pediatria, a separação pode causar “traumas irreparáveis” nas crianças. (Mundo A12)

Rolar para cima