Lei obriga estabelecimentos de saúde de Três Barras a divulgar lista de médicos plantonistas

A Câmara Municipal de Três Barras aprovou em segundo turno, na noite de terça-feira, 13, projeto de lei nᵒ07/L, que obriga a Fundação Hospitalar e as Unidades Básicas de Saúde a fixarem, em local visível, lista contendo o nome dos médicos plantonistas.

Para o vereador autor, Ernani Wogeinaki Júnior (PSB), “a ideia é que essa divulgação ocorra em lugar de fácil acesso, como é o caso das entradas principais de cada estabelecimento de saúde”.

A identificação do médico plantonista deve estar acompanhada do número do seu registro profissional no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC), de fotografia, função ou especialidade.

Fora isso, a lista ainda deve conter o nome do responsável administrativo por cada unidade de saúde, do profissional chefe do plantão e o horário do atendimento do turno.

Pela proposta, a correção e atualização das informações ficam sob a responsabilidade do profissional, da direção de cada estabelecimento e da secretaria municipal de Saúde.

Segundo o vereador autor, o descumprimento das obrigações previstas na Lei acarretará em sanções disciplinares e administrativas ao infrator. “É importante que essas informações estejam sempre atualizadas. Para, por exemplo, facilitar a identificação do profissional caso haja a necessidade de protocolar alguma reclamação sobre o atendimento junto à pasta de Saúde. E, também, para que o usuário possa controlar a presença do médico no estabelecimento, conforme a carga horária estabelecida pelo plantão”, acrescentou.

A matéria agora precisa ser sancionada pelo prefeito em exercício Alinor Lescovitz (PP). Caso seja aprovada, sua regulamentação deverá ocorrer num prazo de até 90 dias após entrar em vigência.

 

Rolar para cima