Leitos de UTI atingem 86,4% de ocupação em Canoinhas e Mafra

UTIs de Santa Catarina registram maior ocupação de toda a pandemia de coronavírus

 

 

Santa Catarina atingiu nesta quarta-feira, 25, o índice mais alto de ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde durante a pandemia de coronavírus. São 84,4% em uso, pressionados pelo aumento da demanda por pacientes suspeitos e diagnosticados com covid-19. O Estado também confirmou novas 31 mortes em decorrência do coronavírus e mais 4.933 pacientes com a doença. No acumulado, Santa Catarina tem 337.009 casos confirmados desde o início da pandemia e 3.561 mortes.

 

 

 

 

O Planalto Norte, onde os leitos de UTI estão no Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) e São Vicente de Paulo de Mafra, a taxa de ocupação chegou a 86,4%. Havia apenas dois leitos livres nesta quarta.

 

 

 

 

 

 

Ocupação geral das UTIS do SUS (adultos, pediátricos e neonatais)

Vale do Itajaí: 89,8%

Meio-Oeste e Serra: 88,3%

Sul: 87,6%

Planalto Norte: 86,4%

Oeste: 85,8%

Grande Florianópolis: 78,3%

Foz do Rio Itajaí: 74,7%

 

 

 

 

Ocupação dos leitos adultos

Vale do Itajaí: 94,7%

Meio-Oeste e Serra: 90,5%

Sul: 90%

Planalto Norte: 90,8%

Oeste: 85,6%

Grande Florianópolis: 83,2%

Foz do Rio Itajaí: 75,2%

 

 

O número de casos ativos, em tratamento contra a doença e capazes de transmitir o vírus, é de 25.092, um acréscimo de 1.040 em relação ao boletim da Secretaria de Estado da Saúde de terça-feira. O Estado tem agora 308.356 curados da covid-19. Conforme os critérios da Secretaria de Estado da Saúde, são considerados recuperados os pacientes que tenham recebido alta hospitalar e que desde o início dos sintomas tenham transcorridos 14 dias.

 

 

 

 

MEDIDAS

Entre os dias 18 e 25 de novembro, o Governo de Santa Catarina conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, a habilitação de mais 45 leitos de UTI para o tratamento de covid-19 e a prorrogação do custeio de outros 50 leitos de terapia intensiva. São vagas disponíveis em diferentes regiões do estado. Somente com essas ações, o investimento do Governo Federal em Santa Catarina chega a R$ 7,2 milhões. O balanço da última semana foi passado de Brasília diretamente para a governadora Daniela Reinehr, que mantém diálogo  com o Governo Federal nas ações de enfrentamento à pandemia.

 

 

 

 

“Estamos vivendo um momento muito delicado. O trabalho do Estado na Saúde é contínuo para a gestão da pandemia. Conseguimos prover mais insumos e equipamentos para o atendimento da população e superarmos eventuais situações de falta de medicamentos. Estamos trazendo mais habilitações e prorrogações de leitos de UTI Covid-19 e já pedimos aos hospitais que mantenham os leitos existentes, pois o Estado garante o custeio. Permaneço pessoalmente em diálogo com o Ministério da Saúde para a prorrogação e habilitação de mais leitos”, afirma a governadora.

 

 

Dos 45 leitos habilitados, 35 ficam no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, e outros 10 em Videira, no Hospital Salvatoriano Divino Salvador. Em relação às 50 prorrogações, elas estão divididas por unidades hospitalares de cidades como Xanxerê, Lages, Joaçaba, Joinville, Florianópolis, Chapecó e Blumenau. Canoinhas tem dez leitos de UTI, mas somente cinco habilitados pelo Ministério da Saúde.

 

 

 

Também nesta quarta-feira, 25, a governadora Daniela Reinehr recebeu alta médica da covid-19 e já está apta a retornar às atividades presenciais.

Rolar para cima