Lobo-guará é visto no quintal de residência na Vila Verde, em São Mateus do Sul

Casa fica próxima de uma região de mata

Um visita inusitada foi presenciada por moradores da Vila Verde, em São Mateus do Sul, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 9.

Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros do município para o resgate de um lobo-guará que estava dentro do quintal da casa. Os militares chegaram no local, porém o animal conseguiu voltar para o habitat natural sem a necessidade da captura.

A residência fica próxima de uma região de mata.

Confira o vídeo enviado para a RDX:

Meio Ambiente divulga nota informativa sobre fauna silvestre local

A Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus do Sul divulgou nesta segunda-feira, 9, uma nota informativa sobre a fauna silvestre local. A nota foi lançada após a confirmação de que um lobo-guará foi visto no quintal de uma residência na Vila Verde e a suspeita de que uma onça-parda estivesse próximo a área urbana.

“A fauna silvestre da nossa região é muito rica, composta de diversos animais tais como suçuaranas (onça parda), veados, lobos, tamanduás, entre outros. Cada animal tem o seu comportamento característico e isso pode ser influenciado por diversos fatores, por exemplo, expansão urbana, procura de água, procura de comida, entre outros”, diz a nota.

Nas redes sociais, uma moradora diz ter visto na semana passada uma onça parda próximo a entrada da Vila Verde. “[o animal] Passou de um lado da BR para o outro, se cuidem quem mora para aqueles lados. Foi assustador ver um animal grande daquele pulando com facilidade aquele muro para o outro lado. Tenho certeza que muitas pessoas também viram”, disse em sua publicação.

Mesmo sem a notificação oficial se realmente o animal está na região, a Secretaria de Meio Ambiente reforça em nota os cuidados que precisam ser tomados.

“O mais importante é saber que esses animais não são domesticados e que podem ser possíveis transmissores de alguma zoonose. Então caso você se depare com algum deles, vale lembrar que precisamos respeitá-los, evitar contato/manter distância (mesmo se o animal estiver morto) e comunicar as autoridades competentes.”

O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado via 193 caso algum animal silvestre seja visto na região, assim como a Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus do Sul no (42) 3912-7114.

Rolar para cima