Saiba como solicitar os serviços da Celesc
As lojas da Celesc permanecem fechadas para atendimento presencial, atendendo decreto estadual de situação de emergência por causa da pandemia do coronavírus. Os usuários precisam optar pela Agência Web (www.celesc.com.br) ou pelo APP (digite “Celesc” para baixar o aplicativo) para solicitar os serviços da Celesc. Segundo a empresa, quase 100% dos serviços podem ser feitos sem o consumidor precisar sair de casa.
Por prestar um serviço essencial à sociedade, a Celesc está mantendo o contingente para atendimento emergencial, situação que será avaliada a cada dia. Contudo, está suspensa a realização de serviços não emergenciais, como serviços comerciais, e desligamentos programados não emergenciais, entre outros.
Em caso de emergência, o cliente Celesc deve ligar para 0800 48 0196 e, para serviços comerciais, ligar no 0800 48 0120. Para informar sobre a falta de luz, basta enviar uma mensagem de SMS para o número 48196, com o texto SEM LUZ e o número da sua unidade consumidora – que aparece no canto superior da fatura de luz, ou então o número do CPF do titular da conta.
PARCELAMENTO DA CONTA PARA BAIXA RENDA
Consumidores de baixa renda, cadastrados no programa Tarifa Social, com consumo inferior ou igual a 220 KWh/mês, terão isenção nas faturas emitidas entre 1.º de abril e 30 de junho. Os clientes cadastrados no programa que tiverem consumo acima de 220 kWh/mês terão que pagar a fatura, mas poderão adiar os pagamentos das faturas de março e abril para maio, com parcelamento em até 12 vezes (no período em que vigorar a REN 878 ANEEL, de 24/03/2020, e durante a restrição de circulação de pessoas por SC, não haverá cobrança de juros de mora e multa).
SEM CORTE DE LUZ POR TRÊS MESES
Não haverá corte por inadimplência por 90 dias (a contar do dia 24/03) nas unidades consumidoras residenciais urbanas e residenciais rurais, incluindo baixa renda e serviços e atividades essenciais. Porém, é importante pagar sua fatura, pois após este período o corte será retomado por inadimplemento e, conforme a resolução da Aneel, também que durante este período (de não corte) pode haver negativação e protesto em cartório (REN 878 da ANEEL, do dia 24 de março de 2020, Artigo 2º, Parágrafo 4º).
TRABALHO DOS LEITURISTAS
Leituristas continuam trabalhando respeitando as recomendações de afastamento, para que consumidores recebam suas faturas. As contas podem ser pagas nos canais digitais dos bancos, lotéricas, lojas comerciais conveniadas, caixas eletrônicos e aplicativos bancários. Apesar do corte suspenso, é importante manter sua conta em dia, diz a Celesc.
LIGAÇÕES NOVAS
Pedidos de novas ligações, que não envolvam obras na rede, estão sendo realizados pelo e-mail [email protected]. O consumidor que possuir débitos passados em seu nome ou na unidade consumidora correspondente, deve fazer o pagamento antes de solicitar a ligação. Também neste período o consumidor deverá enviar toda documentação por e-mail ([email protected]).
DESLIGAMENTO
Pedidos de desligamentos estão sendo atendidos e devem ser feitos na Agência Web, neste link.