Maior nevasca de SC e 2ª maior do Brasil faz 57 anos neste domingo

Foto: Foram 7 horas ininterruptas de neve/Bampi/Divulgação

Há 57 anos Santa Catarina registrou a maior nevasca de sua história e a segunda maior do Brasil. De acordo com a técnica em meteorologia Bianca Souza, o acumulado de neve foi tanto em São Joaquim, na região serrana, que a cidade ficou isolada por uma semana.

“Na manhã do dia 20 de julho de 1957 começaram a cair os primeiros flocos de neve na cidade e em poucos minutos o fenômeno se intensificou. O espetáculo durou até o fim da tarde, foram 7 horas ininterruptas de neve. Em alguns pontos do município o acumulado de neve chegou a marca de 1,30m”, afirma Bianca ao portal G1.

A nevasca atingiu diversas cidades de Santa Catarina naquele ano, mas não se sabe o número exato. “A dificuldade naquela semana foi tão grande que para ajudar os afetados pela nevasca, no terceiro dia após o fenômeno ocorrer, alimentos e medicamentos tiveram que ser lançados em um campo de futebol no município pelo avião da Força Areá Brasileira. A água utilizada para beber e fazer comidas nesses dias era a própria neve coletada e derretida”, diz.

Na próxima quarta-feira, 23, completa-se um ano de uma das maiores nevascas da história da região de Canoinhas.

Relembre o momento histórico com o vídeo da Ferpa Filmes:

Rolar para cima