O número de consultas médicas nas unidades de saúde, por exemplo, totalizaram 27.261 durante o período
A secretaria municipal de Saúde de Três Barras emitiu relatório, no inicio dessa semana, informando os resultados da produtividade atingidos pelas equipes de atenção básica em saúde no ano de 2018.
Os médicos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) realizaram 1.182 visitas domiciliares.
O que também chama atenção é o número de consultas e/ou orientações prestadas pelos profissionais de enfermagem em atendimentos dentro e fora das unidades de saúde: 14.531. As enfermeiras do ESF realizaram 3.290 visitas às casas dos pacientes, principalmente os acamados, idosos e portadores de necessidades especiais, enquanto as técnicas de enfermagem outros 3.842 atendimentos domiciliares.
Concentradas nas unidades de Pedro Toporoski (bairro Vila Nova), José Sawinski (bairro João Paulo II) e Dr. Mário Mussi (distrito de São Cristóvão), as consultas odontológicas chegaram a um total de 2.637 no ano passado. Outros 40 atendimentos foram realizados pela dentista nas próprias casas dos pacientes, todos impossibilitados de se deslocarem às unidades de saúde.
Procedimentos de rotina, tais como a realização de curativos, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites) e exames de glicemia (diabetes) totalizaram, respectivamente, 1.158, 2.545 e 2.567 atendimentos. 392 exames preventivos (colo de útero) foram feitos por técnicos de enfermagem e outros 470 por profissionais de enfermagem.
Na opinião da secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, o engajamento das equipes de atenção básica em ações e campanhas tem atendido às demandas em todas as regiões do município, sempre priorizando pela agilidade e qualidade nos serviços de saúde prestados à população. “Esse contato diário de nossos profissionais, com as pessoas, tem feito toda diferença e os números mostram isso”, frisa.
Os dados contidos no relatório foram retirados do e – SUS Atenção Básica, sistema informatizado fornecido pelo Ministério de Saúde para que os municípios informem os resultados locais em nível nacional, como também busquem estruturar e ampliar a qualidade no atendimento à população.