Canoinhas registra até agora 103 casos confirmados; destes 58 já foram liberados do isolamento
A Secretaria de Saúde de Canoinhas testou mais de mil pessoas para covid-19 no município. “No entanto, o número de testados na cidade é maior”, alerta a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski. Isso porque a WestRock e as farmácias apenas repassam os casos positivos ao Município: “os testes negativos realizados pela iniciativa privada eram passados inicialmente, mas agora não são mais contabilizados por nós. Nestes mil testes estão incluídos apenas os positivos das empresas e todos os realizados pelo Município na testagem em larga escala e na Central de Referência”, explica.
A Secretaria de Saúde aguarda ainda o resultado de seis coletas realizadas.
Canoinhas registra até agora 103 casos confirmados para o novo coronavírus: 58 já foram liberados para voltar ao convívio social seguro, restando 45 ainda em isolamento.
Prefeito Beto Passos lembra que a comunidade científica recomenda a testagem em larga escalada da população. “Temos 103 casos porque testamos. Outras cidades não testam como nós e por isso não vão aparecer tantos casos assim”, observa.
Os 10 municípios da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) somavam, juntos, 314 casos confirmados da doença – até as 9h desta segunda, dia 15. “A maioria em Três Barras e Canoinhas porque aqui temos esta ação que é melhor estratégia para conter a transmissão da covid-19 de acordo com os especialistas. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a realização em larga escala de exames, combinada com o isolamento social, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia. E sempre foi este o nosso objetivo: proteger a população”, argumenta Passos.