Alunos participaram de ciclo de palestras
Nos últimos tempos, Major Vieira vem enfrentando dois sérios problemas: o aumento do número de cães e gatos semi domiciliados e o abandono desses animais.
Esses problemas estão crescendo diariamente e acabam causando vários transtornos para a população, como ataques e mordeduras, perturbação, fezes pelas ruas, possibilidade de transmissão de doenças, entre outros. A tendência é que os problemas aumentem ainda mais, já que Major Vieira está em franco crescimento, com a instalação de novas empresas e aumento da população local.
Pensando em prevenir o agravo desses problemas o médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Filipi Floriano, juntamente com a chefe de Planejamento e Administração da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Simone Sobczack, programaram um ciclo de palestras para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Como tema para o ciclo de palestras foi escolhido a “Posse Responsável”, um assunto bastante atual e que vem de encontro à problemática do município e ao bem-estar dos animais.
O QUE É POSSE RESPONSÁVEL?
É ter a guarda de um animal e não lhe deixar faltar nada. É zelar por sua saúde, sua alimentação, amor e segurança. É respeitá-lo, respeitar suas características, seus hábitos, e ser um verdadeiro guardião.
Com o trabalho conjunto das diretoras, professores e secretários as palestras foram realizadas nos dias 2 e 3 de julho nas Escolas Municipais Dráusio Celestino Cunha (Rio Claro), Frei André Malinski (Rio Novo) e Tia Chiquinha (sede), sendo alcançados todos os alunos dos horários matutino e vespertino das escolas.
Para o médico veterinário do município, é importante despertar nas pessoas o sentimento de respeito e cuidado pelos animais para evitar que no futuro os abandonem ou maltratem, sejam eles de estimação ou produção. “A educação ambiental é uma das melhores formas para desenvolver o pensamento crítico e tentar despertar em todos à consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente assim como os animais, tentando superar a visão que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo, esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante”, afirma Filipi .
Ainda segundo o veterinário, a parceria entre as secretarias é de extrema importância para aumentar o alcance e a propagação desse tipo de conhecimento entre os alunos e deles para os pais e familiares. “Estas palestras foram só uma introdução e logo virão outros encontros e parcerias com mais secretarias para falar sobre vários assuntos relacionados ao tema”, finaliza Filipi.