O circuito começou a partir do Salão de Molas e teve a participação de 302 caminhantes
No domingo, 10, foi realizada a 1ª Caminhada Ecológica e Cultural em Major Vieira. O circuito começou a partir do Salão de Molas e teve a participação de 302 caminhantes. No percurso, todos puderam desfrutar de belas paisagens em meio à mata, motivo de prazer e alegria para todos que gostam de curtir a natureza.
Os participantes foram recepcionados com café da manhã colonial, e após percorrerem o trajeto puderam saborear no almoço, diversos pratos típicos locais.
Durante o percurso, os caminhantes passaram por “pinguelas” (espécie de passarela feita com uma árvore), propriedades rurais, terras de cultivo da agricultura local e florestas preservadas, além de apreciarem quedas d’água do rio Canoinhas (Salto Canoinhas).
O percurso contou com dois pontos de apoio com equipe médica e socorristas. Foram disponibilizados guias locais instruídos e treinados e duas opções de trilha aos adeptos: o circuito completo com 10 quilômetros de extensão e o alternativo com 5 quilômetros.
De acordo com Leandro Ribeiro, um dos organizadores da caminhada, Major Vieira recebeu grupos de caminhantes de várias partes do país e até do exterior. “Recebemos visitantes de pessoas de várias partes do Brasil e até dos Estados Unidos. Muitas pessoas de municípios vizinhos, de outras regiões de Santa Catarina e do Paraná. Fomos elogiados pela organização, recepção, pela trilha e pela nossa alimentação típica, além de segurança, e a bela equipe médica, que atendeu com agilidade as ocorrências”, explicou.
Ribeiro agradeceu a presença dos participantes e adiantou que no ano que vem já está confirmada a segunda edição do evento. “Para nós da equipe organizadora, junto com a prefeitura municipal foi gratificante poder receber tantos caminhantes. Quero aqui, em nome de toda nossa equipe, agradecer aos caminhantes que estiveram nos prestigiando e já confirmando a presença para ano que vem. Nossa equipe trabalhou duro, não medindo esforços para que o evento ocorresse da melhor forma possível, e receber o reconhecimento de cada detalhe que preparamos, nos entusiasma ainda mais para preparar mais percursos no município. Muito obrigado a prefeitura e suas secretarias, que não mediram esforços para nos apoiar. Gratidão pela presença dos caminhantes que distribuíam alegria entusiasmos e energia. É gratificante ver todo o empenho da nossa gente que recebeu com atenção nossos visitantes, que levam a lembrança da nossa pequena cidade, pequena em população, mas grande de coração”, finalizou Ribeiro.
O prefeito Orildo Antonio Severgnini (MDB) parabenizou a toda equipe, acolheu os caminhantes na abertura do evento, deu as boas-vindas aos participantes e tomou o café colonial. “Eu que sempre viajo e me hospedo em hotéis posso afirmar que hotéis cinco estrelas não servem um café, assim tão caprichado”, elogiou. Segundo Severgnini, a administração municipal sempre apoiará eventos neste formato. “Quero que todos visitem e conheçam as nossas belezas intocadas em outra partes do nosso município também. A prefeitura será parceira nesse sentido”, afirmou o prefeito.
CIDADES QUE PARTICIPARAM DA 1ª CAMINHADA
Major Vieira (SC), Canoinhas (SC), Curitiba (PR), Irineópolis (SC), União da Vitória (PR), Papanduva (SC), Monte Castelo (SC), Caçador (SC), Balneário Camboriú (SC), Mafra (SC), Porto União (SC), São Mateus do Sul (SC), Blumenau (SC), Curitibanos (SC), Jaraguá do Sul (SC), Mandirituba (PR), Fraiburgo (SC), Lapa (PR), Quitandinha (PR), Matos Costa (SC), Pinhais (PR), Almirante Tamandaré (PR) e Arizona (EUA).