Marketing Social como estratégia competitiva dentro das organizações

É necessário unir todas as vertentes de forma colaborativa

 

 

 

Por Tathiane K. Hesse*

 

 

 

Muito se ouve falar sobre ações de responsabilidade social, ajudar o próximo, preservação do meio ambiente, a luta por direitos e igualdade, ou seja possuir um olhar mais atento as necessidades da sociedade. É neste contexto que colocamos em prática o Marketing Social dentro das organizações, como estratégia de branding para fortalecimento da marca além de contribuir de maneira geral para um bem estar maior dos indivíduos na sociedade.

 

 

 

 

Kotler define o Marketing social como: O projeto, a implementação e o controle de programas que procuram aumentar a aceitação de uma ideia ou prática social num grupo alvo. Utiliza conceitos de segmentação de mercado, da pesquisa de consumidores, de configurações de ideias, de comunicação, de facilitação de incentivos e a teoria da troca a fim de maximizar a relação do grupo alvo (Kotler, 1978, p.288).

 

 

 

 

Temos nos deparados com diversas e rápidas mudanças em relação a muitos assuntos na sociedade. Por esta razão, temos urgência em possuir a favor deste cenário o engajamento e o comprometimento do mundo corporativo apoiando causas de interesses reais que necessitam de apoio e fortalecimento em suas causas.

 

 

 

 

Em consequência da prática destas ações pode-se dizer que a aplicabilidade do Marketing Social pelas empresas, tona-se um aliado a sua marca demonstrando seu comprometimento em diversos aspectos no que se diz respeito a conscientização, seja pelo respeito, pela luta por igualdade ou pela conscientização a ajudar o próximo, além de estar contribuindo para que a sociedade em que vivemos se apresente de uma forma mais justa e igualitária.

 

 

 

 

Para que o Marketing Social seja praticado de maneira eficiente e obtenha um resultado eficaz é necessário unir todas as vertentes de forma colaborativa, sem perder o foco no cliente. Para que as campanhas sociais alcancem o seu objetivo é necessário dar a devida atenção a alguns elementos essenciais que servirão de orientação no momento de elaborar as estratégias, são eles os principais elementos, como a definição da causa social a ser abordada, deixar em evidência a sua empresa ou marca, associada imagem da causa social, definir os segmentos que serão o alvo da campanha, propor estratégias viáveis de acordo com o objetivo da campanha.

 

 

 

 

Através de ações sociais as organizações assumem uma nova postura mercadológica não somente visando lucros, mas colaborando e contribuindo para o bem estar social das pessoas, e entidades que necessitam de amparo.

 

 

 

 

Ao acrescentar o bem estar dos consumidores, podemos dizer que a   longo prazo eleva-se o conceito de atender e servir bem a sociedade, considerando a criação de clientes satisfeitos e a contribuição para a qualidade de vida, produtos combinando elevado atrativo e alto benefício aos consumidores. Os consumidores não avaliam simplesmente o produto, mas também a organização que o oferece. (Silva e Minciotti, 2005)

 

 

 

 

Tathiane K. Hesse é docente na área de Gestão e Negócios – Senac, proprietária e profissional de Marketing na empresa Ideal Marketing, palestrante: Marketing Pessoal e Carreira Profissional, Motivação e Autoconhecimento, pós-graduada em Psicopedagogia – Censupeg e pós-graduanda em Educação e Diversidade – Instituto Federal de Santa Catarina.

 

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