Na semana passada, a prefeitura de Canoinhas por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente montou em frente ao paço municipal, um ponto de recebimento de materiais recicláveis e resíduos diversos. O objetivo da ação foi de conscientizar a comunidade sobre a importância da destinação correta do lixo.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Werka, foram recolhidas mais de 10 toneladas de resíduos eletrônicos, além de óleo de Cozinha, Lâmpadas, baterias de celulares entre outros materiais. A ação contou ainda com a colaboração da empresa Agro Pedrinho, que disponibilizou um caminhão caçamba para transportar os materiais recolhidos.
Ainda nesta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá aplicar questionário entre munícipes, para posterior análise das informações sobre a coleta seletiva de lixo eletrônico. O levantamento de dados, deverá resultar em ações que proporcionem o descarte adequado de lixo reciclável e o lixo eletrônico.
O lixo eletrônico contém alta concentração de metais pesados existentes nos equipamentos, que pode contaminar tanto o ser humano durante a sua fabricação como depois do descarte. Estes materiais, quando jogados em aterros não controlados e lixões, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, interferindo na qualidade dos mananciais. Caso a água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser afetado. A contaminação no homem pode ocorrer pelo contato direto com os elementos químicos, que entram na fabricação dos equipamentos eletrônicos.