Mês de maio será dedicado à conscientização sobre atitudes no trânsito

Os participantes do Dia do Pedal, promovido pelo Sesc na manhã de 1º de Maio, percorreram as ruas de Canoinhas com balões amarelos enfeitando suas bicicletas. Mais que um acessório de decoração, os balões também sinalizavam o início do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Com o objetivo de colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, estimular a participação da população, empresas, governo e entidades para obter um trânsito mais seguro para todos em qualquer situação, em 11 de maio de 2011, a ONU declarou a Década da Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio tornou-se a referência mundial para balanço das ações realizadas em todos os países. “Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013. Por isso, foi escolhido o mês de maio para lançar esse grande movimento. O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito”, conta o diretor do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), Lorival Schipitoski.

Palestras, distribuição de panfletos informativos e blitz educativa são algumas das ações que devem integrar a programação do Maio Amarelo em Canoinhas, realizado com apoio da Polícia Militar. Na tarde de quarta-feira,04, Schipitoski e o agente de trânsito José Luciano Babisz realizaram panfletagem na Prefeitura de Canoinhas, falando sobre a importância da conscientização para redução de acidentes no trânsito. “ As boas condutas no trânsito devem acontecer todos os dias, mas que neste Maio Amarelo cada cidadão possa refletir sobre suas atitudes em relação ao trânsito, para que possamos um dia ter a certeza que em nosso município pedestres, ciclistas e motoristas trafegam em harmonia, prevalecendo atitudes positivas”, disse o prefeito Beto Faria que, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Célio Galeski e do ouvidor da prefeitura, Paulo Basílio,  recebeu os profissionais do Detracan.

 

Rolar para cima