Esse novo formato de organização social vem ganhando muita força nos últimos anos
Tathiane K. Hesse Gonçalves*
Atualmente este assunto com certeza é um dos comentados e acessados do momento, afinal a tecnologia chegou a nossas mãos e com elas alguns termos específicos, mas é importante saber diferencia-los para que na hora de desenvolver suas ações estratégicas o planejamento seja assertivo. Certamente você já deve ter se perguntado ou ouvido algum questionamento sobre a diferença entre redes e mídias sociais. As Mídias Sociais são mídias tradicionais impressas ou audiovisuais, como a televisão, o cinema, o jornal, rádio, responsáveis pela disseminação de informação, quando ela é aplicada a internet surge um novo conceito, a mídia social digital transformando-se e estruturando-se com funções e conceitos inovadores. Segundo Torres (2009, p. 241), “a mídia é o meio pelo qual a publicidade é veiculada”. Na Internet, atualmente, ela se apresenta de várias formas, sendo possível divulgar uma marca através de um grande número de mídias digitais como: publicidade online, e-mail marketing, sites, blogs, redes sociais entre outros. As mídias na Internet influenciam a comunicação de uma empresa, ao ponto de que ela seja afetada mesmo que não esteja presente nesse meio, pois tem alcance imensurável. Por isso estar presente nas mídias sociais online é muito importante para as organizações, desde que haja um comprometimento de utiliza-las com eficiência para que se obtenha um resultado eficaz. Interagir com seus contatos, cuidado com o conteúdo, imagens e postagens relevantes são alguns pontos que devem ser levados em consideração na aplicabilidade dentro das mídias.
As mídias sociais permitem a criação e compartilhamento de informações por pessoas e para pessoas, tornando o cliente produtor e também consumidor desta informação. Essas mídias estão abertas ao público, que pode ler, ouvir ou ver o conteúdo e interagir com as pessoas que o criaram. Segundo o autor, por seu caráter aberto e colaborativo a maior parte do conteúdo gerado pelos membros permanece armazenada e disponível para outros membros. (TORRES 2009, p. 113).
O conceito de Rede social é um termo antigo, que basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando ideias, objetivos e valores em comum, não havendo necessidade de estar conectado à internet para fazer parte dela. Como podemos perceber há uma diferença bem significativa entre Rede Social e Mídia Social, mas ainda assim podemos formar uma rede social dentro de uma mídia social, mas não necessariamente precisamos da mídia online para formarmos uma rede social.
Segundo Castels (2003) a humanidade sempre se organizou em redes sociais, os agrupamentos humanos de forma geral, podem ser considerados redes sociais, no entanto, com o uso do computador ligado a internet essa rede cresce de forma exponencial e o conceito ganha mais importância, principalmente para a comunicação.
Esse novo formato de organização social através das mídias sociais e de redes sociais, vem ganhando muita força nos últimos anos, desde então diversas empresas mudaram e ainda estão mudando suas estratégias de comunicação e marketing para se adequar a essa nova forma de interação social.
Estes assuntos que possuem grande relevância para o sucesso das empresas, são também temas de estudo e desenvolvimento de estratégias no curso Técnico em Publicidade, que o Senac Canoinhas trouxe como novidade para nossa região este ano.
Palestrante: Marketing Pessoal, profissional e Carreira.
Docente Gestão e Negócios – Senac Canoinhas
Profissional de Marketing: Ideal Marketing