Outros cinco leitos obtiveram renovação na semana passada
O Ministério da Saúde publicou na sexta-feira, 4, duas portarias que prorrogam a habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para o enfrentamento da covid-19 em unidades hospitalares de Santa Catarina. O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC), que tem 10 leitos de UTI, renovou até agora somente cinco leitos. Os outros cinco leitos, equipados no mês passado pelo Governo do Estado ainda não foram credenciados.
Pelas portarias números 2.372 e 2.371, publicadas no Diário Oficial da União e assinadas pelo ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, as unidades terão a habilitação prorrogada por mais 30 dias, contados a partir da data de expiração dos 90 dias das habilitações iniciais.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que o Governo de Santa Catarina atua junto ao Ministério da Saúde para garantir a habilitação de leitos de unidade terapia intensiva para o combate à pandemia. A medida garantiu segurança no enfrentamento da doença e atualmente a taxa de ocupação hospitalar oscila entre 67% e 69%, uma das mais baixas desde o início da crise.
“Foram abertos 677 novos leitos adultos de terapia intensiva. Além disso, existem outros 134 novos leitos em processo de ativação. Santa Catarina ainda é o estado com a menor taxa de letalidade do país, com índice de 1,3%”, reforça Motta Ribeiro. “Pretendemos manter mais de 50% destes novos leitos para que o Estado possa realizar as cirurgias eletivas”, acrescenta.
O HSCC informou que segue pleiteando o credenciamento dos cinco leitos recentemente equipados e aguarda uma posição do Ministério da Saúde.