Quatro dos seis casos confirmados de covid-19 em Canoinhas estão ligados aos alojamentos
A WestRock testou boa parte dos moradores e prestadores de serviços que tiveram contato com os alojamentos montados por empresas terceirizadas em Canoinhas. Estas empresas foram contratadas pela WestRock para as obras de expansão da multinacional em Três Barras.
Por meio de nota, a WestRock reafirma que está testando proativamente todos os seus funcionários, bem como os colaboradores terceirizados que vieram para a obra de expansão, de acordo com a legislação aplicável, independentemente da apresentação de sintomas, por meio da metodologia RT-PCR, padrão-ouro.
A WestRock reforça que desde março o Estado de Santa Catarina tem a contaminação sustentada, ou seja, há contaminação pelo novo coronavírus sem possibilidade de determinar a origem da transmissão. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 162 mil casos positivos testados e 11 mil mortes. Em Santa Catarina, são mais de 3400 casos testados e confirmados, sendo somente uma pequena parcela da população testada.
“É sabido que o número de reais casos é consideravelmente maior que o oficial. Assim, muitas pessoas estão contaminadas e são assintomáticas. Entre as sintomáticas, cerca de 80% apresentam sintomas de gripe e indisposição comuns que não são testadas pelo governo. E é exatamente por isso que a WestRock decidiu testar todos proativamente: funcionários, colaboradores terceirizados e doar 600 testes padrão ouro para a comunidade, já que não há disponibilidade pública para testagem de todos. A decisão da WestRock faz com que casos assintomáticos, sejam conhecidos e assim, que todas as medidas de isolamento e monitoramento sejam possíveis e realizadas”, explica a empresa.
Por meio da testagem proativa oferecida pela WestRock é que quatro colaboradoras terceirizadas dos alojamentos foram testadas positivo. Duas estão assintomáticas. Todas passam bem e serão mantidas em quarentena, acompanhadas pela Vigilância Sanitária do município, a fim de garantir segurança delas e evitar a propagação do vírus.
“Ressaltamos que sem a testagem proativa oferecida pela WestRock, o correto tratamento e isolamento não seriam feitos e muitas pessoas poderiam ter sido contaminadas”, frisa a empresa em nota.
A testagem proativa é considerada a melhor forma de combater o avanço da covid-19 e essencial para a identificação de casos assintomáticos, ou em estágio inicial, possibilitando tanto ações rápidas para impedir a propagação do vírus, como o isolamento social e a quarentena, quanto o aumento da eficiência no tratamento daqueles diagnosticados com a covid-19. Sem ela, em pacientes assintomáticos, a propagação do vírus se dá de forma silenciosa e exponencial.
O RT-PCR, padrão-ouro é um exame que permite a detecção direta do novo coronavírus em secreção respiratória.
Depois desta primeira etapa, já com a identificação do real estado de saúde de todos os funcionários e terceirizados, a empresa realizará monitoramento, combinando o RT-PCR com testes rápidos, que detectam a presença de anticorpos no sangue, ajudando assim a entender o nível de exposição ao vírus e imunidade relacionada.
MAIS DE 100 TESTADOS
Além dos casos ligados aos alojamentos de terceirizados da WestRock, mais de 100 moradores de Canoinhas já foram testados para covid-19. A informação é da Secretaria de Saúde de Canoinhas, Katia Oliskovicz. Ela não sabe precisar o número de testes fornecidos pelo Estado, mas afirma que o número de testados já passou dos cem. Com quatro casos confirmados de pessoas ligadas aos alojamentos de terceirizados da WestRock e outros dois de caminhoneiros não ligados à empresa, Canoinhas já soma seis casos confirmados de covid-19.