Moradores das localidades de Rio d’Areia, Barra Mansa, Pinheiros e Rio dos Pardos fecharam trechos da estrada que dá acesso às localidades pela BR-280, em Canoinhas na manhã desta terça-feira, 23. “As estradas estão abandonadas há mais de cinco meses, patrola não passa, aí o pessoal tem de trancar a estrada pra chamar a atenção das autoridades”, desabafou um dos manifestantes.
Os moradores dizem que se o protesto não chamar a atenção, vão recorrer ao Ministério Público. Apesar de a estrada geral ser de responsabilidade do Estado, os moradores protestam também contra a precariedade das estradas municipais que cruzam com a principal.
O secretário de Obras de Canoinhas, Bene Carvalho, disse que com relação às estradas municipais, uma equipe está trabalhando em melhorias há duas semanas em Entre Rios, Serra das Mortes e Pinheiros. “Estamos atacando primeiro os pontos críticos, depois vamos trabalhar na recuperação da estrada toda”, disse o secretário. Moradores contestaram a fala do secretário, afirmando que não têm visto máquinas da prefeitura trabalhando nas localidades. O secretário regional Ricardo Pereira Martin disse que está em Florianópolis e que vai buscar recursos para melhorias na SC-303. O fato de Canoinhas ter decretado emergência pode facilitar a liberação de recursos.
Com a chegada da Polícia, os manifestantes concordaram em suspender o protesto momentaneamente. Eles prometem retomar o manifesto se nenhuma autoridade aparecer para prestar esclarecimentos.
SC-477
Martin disse que nesta terça-feira, 23, começa uma operação tapa-buracos na SC-477, a partir de Papanduva até Canoinhas. Por causa da operação, haverá interdição de trechos ao longo dos próximos dias. A rodovia também é alvo de protestos.