Já foram realizados diversos encontros regionais e também diretamente nos municípios
No início do ano os professores dos municípios associados à Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) iniciaram a Jornada Pedagógica Planalto Norte – Formação Escola da Terra, parceria fechada com a UFSC em 2016.
Nesta semana – entre os dias 5 e 7 – acontece a primeira Mostra de Trabalhos do Projeto no município de Major Vieira.
A Mostra, que será realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Major Vieira, juntamente com as escolas municipais, terá exposição de objetos antigos.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quarta-feira, 5, às 13h30, acontece a abertura no Centro Comunitário de Major Vieira, com a presença de autoridades regionais e coordenadores da Universidade Federal de Santa Catarina.
Haverá apresentação de dança polonesa, demonstração de brincadeiras antigas, passeio de carroça, exposição de objetos antigos e mostra dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas municipais no Projeto Escola da Terra.
Na quinta-feira, 6, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 a exposição será realizada no ginásio de esportes com apresentação dos trabalhos sobre a evolução dos objetos com os alunos do Colégio Estadual Luiz Davet e Mostra dos trabalhos do Projeto. No dia 7 a exposição segue das 8h às 11h30.
No evento haverá venda de pastel e refrigerante.
ESCOLA DA TERRA
A ação governamental chamada “Escola da Terra”, do MEC, que se desenvolve no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), destina-se especialmente à formação continuada e acompanhada dos professores das chamadas escolas multisseriadas e das escolas situadas em comunidades quilombolas. Essa ação propõe como principal estratégia a utilização de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a valorização de seu contexto sociocultural.
Está agendada para os dias 17, 18 e 19 de julho a continuidade da formação na região da Amplanorte, com palestras e oficinas aos professores cursistas, que estão desenvolvendo os trabalhos diretamente nas escolas das comunidades. Dia 19 será a oportunidade de todos da região conhecerem o que foi produzido pelos professores e alunos em mostras que serão organizadas nos demais municípios.