Muay Thai – A arte das 8 armas

O Muay Thai (Boxe Tailandês) é hoje uma das artes marciais mais populares no mundo, e também em nossa região, fazendo sucesso nas academias e nos eventos de artes marciais mistas. Conhecido como a arte das oito armas, devido ao uso dos punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, é uma luta de contato bastante eficiente, que desenvolve uma ótima concentração, condicionamento físico e autoconfiança.

O Muay Thai, obviamente, é uma luta surgida na Tailândia, no sudeste Asiático. Surgiu da reforma das regras de uma luta similar, o Muay Boran (Velho Boxe) que também permitia o uso de cabeçadas em suas lutas. Remotamente essa arte marcial descende do Wushu Chinês. Alcançou popularidade mundial no século 20, quando lutadores de Muay Thai derrotaram praticantes de várias outras artes marciais.

No Brasil, a arte foi introduzida por praticantes de outras artes marciais como Kick Boxing, Karatê e Tae-Kwon-Do. Dando destaques para as academias Naja, no Rio de Janeiro, e para a academia Chute Boxe, de Curitiba, que foram celeiros de grandes campeões da modalidade, e no MMA.

No MMA, o Muay Thai é a arte marcial base de grandes nomes do Pride e UFC. Wanderlei Silva, Mauricio Shogun, Murilo Ninja, Anderson Silva, José Aldo, entre vários outros, que são praticantes da arte. A luta tailandesa teve uma rápida expansão nas artes marciais mistas, por seus nocautes e vitórias contra os lutadores de jiu-jitsu que predominavam na modalidade.

Além de sua grande gama de golpes e técnicas, o Muay Thai acompanha a filosofia e religiosidade do sudeste asiático, com influências da religião budista e particularidades do povo Tailandês. O Mongkon, coroa utilizada pelos lutadores antes do combate, e o saudação são exemplos da preservação desta cultura.

Rolar para cima