Município de Canoinhas intensifica ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno

Ações no Dia Mundial do Aleitamento Materno marcaram início das atividades do mês de agosto

 

 

Amamentar é um ato de amor que, embora natural, exige preparo, dedicação e suscita muitas dúvidas. É por isso que o Governo do Município de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu evento para esclarecer os principais questionamentos de gestantes, lactantes e familiares sobre o aleitamento materno.  O encontro, realizado na escola Aroldo Carneiro de Carvalho, marcou ainda o lançamento oficial da Campanha Municipal de Amamentação 2019.

 

 

O médico pediatra Luiz Henrique Ferraresi e as enfermeiras Cibele Teixeira, Daniela Kamiya e Jaqueline Kucarz – todos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxeram orientações e falaram sobre as suas experiências. A promotora Mariana Pagnan Silva de Faria, madrinha da campanha 2019, também fez apontamentos sobre direito de mamães e bebês. O aspirante oficial do Corpo de Bombeiros Darlan Margotti Modolon e o subtenente Aristeu Sidnei Cavalheiro também contribuíram ensinando as manobras corretas para desobstrução de vias aéreas em caso de engasgamento de bebês e crianças.

 

A secretária de Saúde de Canoinhas, Zenici Dreher, lembrou que o município conta com 352 servidores da saúde nos mais diversos serviços e setores e que as equipes estão aptas a contribuírem com as mamães que por ventura tiverem dificuldade na amamentação. “Estamos a sua disposição. É o osso trabalho, é a escolha de cada um estar aqui neste momento para fazer parte desta história. Uma história de amor, de responsabilidades, compromissos e esperança de um futuro melhor”.

 

 

CAPACITAÇÃO

Esta não foi a única ação realizada pela Secretaria no Dia Mundial do Aleitamento Materno. Durante a tarde, no mesmo local, a Secretaria de Saúde promoveu encontro com 83 profissionais da secretaria. “A intenção é motivar a troca de experiências fazendo com que o conhecimento seja aprimorado a partir das questões que surgem sobre o aleitamento materno. Possibilitando assim atendimento à população com ainda mais qualidade e comprometimento”, explica Zenici. As facilitadoras deste encontro foram as enfermeiras Carla Flenik e Janine Watzko, que fazem parte do quadro de servidores efetivos do município.

 

 

Estas atividades marcaram o início do Agosto Dourado. Durante todo o mês aconteceram atividades para incrementar o trabalho já desenvolvido pela equipe de saúde no município.

 

 

CAMPANHA MUNICIPAL

As campanhas nacionais de amamentação do Ministério da Saúde frequentemente mostram imagens de mulheres famosas. Mas amamentar, é algo possível em todas as classes sociais e em todas as profissões. Qualquer mulher pode oferecer o que há de melhor ao seu filho: o leite materno. É isto o que o Governo do Município está lembrando às mães com as campanhas. Este é o segundo ano da campanha municipal que foi planejada pela assessoria de imprensa do Município e pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde e Humanização.

 

 

Mulheres que vivem no município e que são atendidas pela rede pública de saúde, gestantes e lactantes tiveram suas belezas ressaltadas pela competente equipe dos cursos de corte de cabelo e maquiagem da Faculdade e Escola Técnica Dama. Elas e bebês foram clicados pela fotógrafa Rosângela Sasso. Tudo feito de maneira voluntária.

 

 

Modelos voluntárias que vieram com seus bebês – seja no ventre ou no colo.

Camila Puttkamer Carvalho

Carla Adriana Flenik Ribeiro da Silva

Cibele de Fátima Lutzow Teixeira

Cristiane Maria Chuk Pires Dias

Grasielly Cristina Alves Maia

Jaqueline Aparecida Silveira Kucarz

Jaqueline Pereira

Jucilene Trapp

Lídia Gorethi Dreher

Patrícia Guesser Alves Soares

Suelen Daiana das Neves Walegurski

Vanessa Kanzler Padilha

 

 

Os cartazes serão colocados nas unidades de saúde do Município e também serão expostos na Secretaria Municipal de Saúde. O material também está circulando pelas redes sociais. Integra a campanha ainda vídeos com imagens das mamães e bebês, spot que está sendo veiculado nas rádios canoinhenses e uma música de autoria do canoinhense Carlos Henrique Herbst intitulada “Pacotinho de Amor”, escrita especialmente para o lançamento da Campanha Municipal de Amamentação 2019.

 

 

“Lembro ainda que a madrinha da Campanha 2018-2019, Priscila Noernberg, participou ativamente de todas as ações cumprindo fielmente com seu papel”, conclui Zenici.

 

A madrinha de 2018-2019, jornalista Priscila Noernberg, e madrinha da campanha 2019-2020, promotora Mariana Pagnan Silva de Faria
Rolar para cima