Municípios definem metas e planos para desenvolver região

 A partir de agora, grupos formados no evento farão reuniões mensais

 

Foi realizado nos dias 23 e 24 em Canoinhas, o 3º Seminário de Desenvolvimento Regional da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em parceria com a Epagri e as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Mafra e Canoinhas. Participaram cerca de 200 pessoas em cada dia.

No dia 23 após a abertura com fala de autoridades e apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional houve uma palestra sobre “O planejamento como estratégia para promover o desenvolvimento regional”.

Já no dia 24 foi apresentado o que já está sendo feito dentro do Plano, resultado dos dois primeiros Seminários. Os participantes se dividiram em grupos de afinidade para discutir Assistência Social; Educação básica; Educação profissional superior , ciência e tecnologia; Sustentabilidade; Meio ambiente; Saúde; Estímulo aos APLs – Arranjos Produtivos Locais; Atração de empresas; Modernização da gestão pública e Integração às políticas púbicas em outras esferas.

Cada grupo definiu e traçou metas e datas para que os próximos passos sejam dados rumo ao desenvolvimento regional, percebendo as lacunas e visualizando projetos que podem colaborar para colocar todos os setores no mesmo eixo, falando a mesma língua, integrando ideias para políticas públicas mais eficientes. Os participantes viram a importância da interdisciplinaridade, das interconexões entre os setores, buscaram entender o que a região precisa e o que cada setor precisa fazer para suprir esta necessidade.

A partir de agora os grupos farão reuniões mensais. A Amplanorte vai mediar e direcionar para que estes caminhem dentro do Plano de Desenvolvimento traçado para os municípios que compõem a Associação.

Rolar para cima