Na estreia, vereadores falam sobre energia, segurança e estradas

Paulo Glinski explicou os dois projetos que versam sobre redução de salário dos vereadores                                         

 

Na noite desta segunda-feira, 6, os vereadores da Câmara de Canoinhas deram início aos trabalhos oficiais do ano de 2017, em sessão ordinária. O vice-prefeito Renato Pike (PR) ocupou uma cadeira junto aos vereadores, representando o prefeito Beto Passos (PSD), que estava resolvendo problemas relativos ao município em Florianópolis. Com a presença de cidadãos, de secretários e da imprensa, os parlamentares, de início, aprovaram as atas das duas sessões extraordinárias realizadas no dia 30 de janeiro. Também nos primeiros momentos, o presidente da Casa, vereador Wimar Sudoski (PSD), anunciou que a Câmara agora disponibiliza um espaço reservado à imprensa, com mesa, cadeira, tomadas e cabos de internet, para que os jornalistas possam se instalar da melhor forma e reproduzir seu trabalho de forma eficiente e confortável.

 

CELESC

Requerimento elaborado por Sudoski, juntamente com toda a edilidade, pede que seja encaminhada correspondência ao presidente da Celesc, solicitando com urgência a instalação de uma subestação na localidade do Rio da Areia, demanda exposta pelos fumicultores da região. Sudoski ressaltou que o representante da empresa esteve em Canoinhas em 2015, prometendo que início da instalação ocorreria naquele mesmo ano. “Isso vem andando a passos muito lentos”, completou, contando que o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas estará nesta semana em reunião com o presidente da Celesc e que levará em mãos o requerimento.

 

Ainda sobre esse assunto, o vereador Paulo Glinski (PSD) desabafou que “nós já fomos enganados várias vezes pela Celesc”. O parlamentar lembrou a vinda ao município de Cesar Souza, secretário de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina, que, após saber do descaso, ligou para o presidente da empresa. Segundo Souza, foi alegado que a Celesc não consegue prever o aumento do consumo, desculpa que, segundo Glinski, já é antiga. “O que falta é fazer investimento, porque o consumo aumenta, mas esses fumicultores pagam sua fatura de energia elétrica (…) a Celesc não é uma empresa sem fins lucrativos.” Por fim, Glinski destacou a importância econômica que os fumicultores têm na região.

 

REDUÇÃO DE SALÁRIO

Glinski falou sobre seus dois projetos que reduzem o valor do subsídio dos vereadores de Canoinhas. Um deles diminui para um salário mínimo e o outro baixa em 50% o montante. O vereador explicou que a vontade de seu coração é que o primeiro caso seja aprovado, mas que criou mais um projeto porque entendeu que o anterior seria quase que inviável de ser aceito. De acordo com ele, o objetivo de ambos é gerar economia para o município.

 

O último tema colocado em discussão foi trazido pelo vereador Coronel MárioErzinger, que se comprometeu a autorizar a construção de uma travessia na BR-280, no bairro Água Verde, mas que está deixando de apresentar o requerimento até que estudos mais aprofundados sejam realizados. “Existe o ideal e o possível”, explicou, ao dizer que o correto seria contar com projetos de engenharia. O presidente da Casa, WilmarSudoski, também deu seu parecer, e disse que a Câmara conta com grande acervo de documentos que podem ser utilizados neste caso. A vereadora Norma Pereira (PSDB) destacou que o problema da BR-280 existe há anos eque a responsabilidade era do Estado e agora foi jogada para o Governo Federal. Norma ainda contou que foi aberta uma licitação para empresas que queiram administrar essa BR e que “a estrada sendo pedagiada, talvez seja a forma de exigirmos as providencias”.

 

DISCURSO

Falando em nome dos colegas, Coronel Mário destacou o papel das mulheres na sociedade e no mercado de trabalho, demonstrando satisfação com a composição da Câmara, formada, pela primeira vez, por quatro vereadoras. Na sequência, ele leu uma mensagem escrita quando obteve a confirmação de sua eleição. Entre outros trechos, Coronel Mário demonstrou satisfação e orgulho ao dirigir-se ao povo canoinhense. “A maioria das pessoas entende que a Câmara é dos vereadores. É importante esclarecer que no meu entendimento esta Casa de Lei é das pessoas, da comunidade. Entendo também ser de tal importância as suas participações nas reuniões e nos debates”, disse ele, aproveitando a oportunidade para convidar a comunidade a participar da política municipal.

 

Na sequência, o vereador trouxe à tona os problemas vivenciados por localidades como o Jardim Cristo Rei, conhecido como Morro da Fumaça, em Canoinhas, que requerem melhorias nas áreas de saneamento, infraestrutura, pavimentação, iluminação e quadra de esportes, por exemplo. “No Jardim Cristo Rei ainda há esgotos correndo a céu aberto”, indignou-se. Erzinger, então, pediu que as primeiras ações desta gestão sejam feitas nestes locais, onde a violência também assola. Falou ainda sobre a perda cultural e econômica pela qual Canoinhas tem passado, deixando de figurar entre as cinco maiores economias do estado para, mesmo estando entre as vinte cidades com maior população, não constar entre as trinta maiores economias. O vereador destacou a importância do resgate cultural, com a valorização da erva-mate e da madeira, para que possamos voltar a figurar como um importante pólo econômico.

 

VICE

É de praxe que, na abertura das primeiras sessões de cada ano, prefeito e vice ocupem cadeiras junto aos vereadores. Fazendo uso do Grande Expediente, Pike destacou que a Prefeitura deseja manter uma boa parceria com o Legislativo. “Com certeza nós almejamos isso neste ano de 2017 até 2020. Até porque precisamos. E a comunidade precisa de harmonia entre Executivo e Legislativo na busca de recursos, onde vem implementar o orçamento do município. Que os vereadores entrem em contato com os deputados, com seus parlamentares, que o dinheiro venha para Canoinhas, porque se não vier pra cá, o deputado vai mandar para algum lugar”, atentou.

 

O vice-prefeito ainda garantiu que a situação da rua Coronel Albuquerque, que conta com danos no asfalto, solicitada anteriormente por Sudoski, deve ser resolvida em breve. Disse ainda que o intuito é fazer o melhor governo que Canoinhas já teve. “Temos a obrigação de fazer o melhor. Somos eleitos para isso”, destacou. Pedindo empenho de todos os vereadores, Sudoski garantiu que os parlamentares também devem fazer a melhor gestão possível.

Rolar para cima