Grupo de Operações Coordenadas liderado pela Defesa Civil se reuniu nesta quarta-feira, 23, para traçar estratégias a fim de impedir disseminação de fake news
Temendo que ocorra com os supermercados o mesmo que aconteceu com os postos de combustíveis nesta quarta-feira, 23, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoinhas consultou a gerência de todos os supermercados da cidade para pesquisar os estoques. A conclusão é que, a curto prazo, não há risco de desabastecimento. Os estoques devem durar pelo menos até a próxima terça-feira, 29.
A informação foi dada durante reunião do Grupo de Operações Coordenadas na noite desta quarta-feira no Centro Regional da Defesa Civil em Canoinhas. A Defesa Civil está liderando uma coalizão de entidades como a Polícia Rodoviária Federal, Cidasc, Epagri, Concessionária Arteris, Amplanorte, Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, Casan, Celesc, Polícia Militar e Polícia Civil. O objetivo é divulgar por meios seguros informações oficiais e reais sobre as consequências da paralisação dos motoristas nas rodovias da região.
Nesta terça-feira, 22, áudios e textos divulgados em grupos de whats app levaram centenas de pessoas aos postos de combustíveis a fim de abastecer. Em poucas horas vários postos ficaram sem gasolina em Canoinhas e Três Barras. O pânico espalhado pela rede social ganhou reforço de sites de fake news.
A ideia do Grupo de Operações é de que se crie um só canal de comunicação com a imprensa, que teria no grupo a fonte para acompanhar os desdobramentos da situação.
Só nesta quarta foram duas reuniões do grupo, que deve voltar a se reunir em breve. Leia abaixo a nota divulgada nesta quarta-feira:
NOTA REUNIÃO GRAC (GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS) REGIÃO PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA
Aos vinte e três dias do ano de dois mil e dezoito, estiveram reunidos no CIGERD (centro integrado de gerenciamento de riscos e desastres) do Planalto Norte, os órgãos e instituições pertencentes ao Grupo de Ações Coordenadas, com objetivo de discutir os efeitos da greve geral dos transportes terrestres, sendo que se apresenta a seguinte deliberação:
A paralisação dura cerca de três dias, sendo um movimento que não apresenta uma liderança consolidada, o que dificulta sobremaneira a interação para uma negociação;
Houve no dia de hoje uma forte mobilização civil na busca de combustível, que em situações de normalidade não ocorreria, haja vista, os “boatos” de desabastecimento;
A CDL (Câmara de dirigentes lojistas) de Canoinhas, através de levantamento junto aos Supermercadistas, verificou que não há uma preocupação referente ao abastecimento de mercadorias às prateleiras, pelo menos até a próxima terça-feira dia 29-05-2018, o que denota que dentro da normalidade não há riscos de desabastecimento.
A Gerência Regional de Educação reitera que as aulas na rede pública estadual estão mantidas, havendo limitação do transporte público escolar somente em três municípios sendo Bela Vista do Toldo, Mafra, Major Vieira e Papanduva, permanecendo na sua normalidade para os demais municípios da circunscrição da GERED.
A segurança pública reitera a informação que os serviços estão e serão mantidos, havendo reserva de contingência para abastecimento de viaturas e deslocamentos emergenciais.
Os serviços essenciais e emergenciais de saúde estão sendo mantidos, não havendo qualquer tipo de interrupção e/ou bloqueio.